quarta-feira, 31 de março de 2010

CÂMARA DE BLUMENAU HOMENAGEIA MICRO EMPRESÁRIOS

CÂMARA HOMENAGEIA EMPRESÁRIOS - 31-03-2010

Responsáveis pela geração de novos empregos em Blumenau, as microempresas impulsionam a economia do município, que no último mês foi campeão na geração de empregos no estado. Em consideração à importância do setor, a Câmara de Vereadores concedeu moções de louvor a 10 desses empreendedores na tarde de hoje, incluindo o presidente da Ampe, Amarildo Ramos, por indicação do vereador VÂNIO SALM (PT). Ainda foram honrados: Valmor Paulino da Silva, através do vereador ANTÔNIO JOÃO VENEZA (DEM); Ênio Nicoletti, pelo vereador DEUSDITH DE SOUZA (PP); Paulo Nicoletti e Maria Helena Nicoletti, por indicação do vereador FÁBIO FIEDLER (DEM); Verenice Eli Oenning, por iniciativa da parlamentar HELENICE LUCHETTA (PSDB); Egon Wruck, pelo vereador JENS JUERGEN MANTAU (PSDB); Juliano Bopre de Athayde, através do vereador JOVINO CARDOSO NETO (DEM); John Carlos Zoscke, pelo parlamentar MARCO ANTÔNIO WANROWSKY (PSDB); Rui Weise, pela vereadora NORMA DICKMANN (DEM); e Moacir Adelino Lira, por indicação do vereador VANDERLEI PAULO DE OLIVEIRA (PT).

Ao destacar que o profissional de ciências contábeis presta um serviço essencial à sociedade, Marco Antônio Wanrowsky enalteceu o trabalho de John Carlos Zoscke à frente do Escritório de Contabilidade Blumenau. Além disso, o homenageado é conselheiro fiscal da Associação de Micro e Pequenos Empresários (Ampe). Honrado, Zoscke destacou que “em Blumenau somos privilegiados”, pois o poder público deixa as portas abertas para auxiliar os pequenos empreendedores.

O empenho de Juliano Bopre de Athayde, proprietário da loja de informática Compu Smart foi prestigiado pelo vereador JOVINO CARDOSO NETO (DEM). “Hoje a Compu Smart é uma das maiores lojas no ramo de informática em Santa Catarina. Fica desta Casa o agradecimento, por proporcionar melhor qualidade de vida não só em nosso município, mas no Estado”, disse. Atayde agradeceu e falou sobre as dificuldades da implantação da loja. Contou que teve que se emancipar para abri-la, pois ainda tinha 20 anos quando se formou. “São 16 anos de trabalho”, completou.

Em 1995 Maria Helena e Paulo Nicoletti viram em Blumenau a oportunidade de abrir o seu empreendimento. Hoje, a Relojoaria e Ótica Realce permanece na rua XV de Novembro, presenciando os principais eventos da cidade, conforme apontou o vereador Fábio Fiedler. Paulo Nicoletti se mostrou agradecido por ter escolhido uma cidade correta para o seu estabelecimento: “Aprendi que a vida se resume à luta e trabalho e Blumenau tem trazido muita força para nós”, consolidou.

Dirigida pela terceira geração, a empresa Engates e Reboques Wruck mereceu o reconhecimento do vereador JENS JUERGEN MANTAU (PSDB). Criada em 1936 a empresa já foi administrada pelo filho do fundador, Egon Wruck e agora o responsável pelos negócios é o neto dele, Jackson Wruck. “Sabemos a importância que tem quando uma família consegue isso”, observou. Jackson Wruck agradeceu a honraria. “Quero agradecer também a meu pai, que é meu colaborador e aos meus funcionários”, afirmou.

Os desafios de manter um comércio de secos e molhados diante de grandes supermercados foram destacados pela vereadora Norma Dickmann ao prestar homenagem a Rui Weise, além de mencionar as dificuldades enfrentadas nas enchentes. O estabelecimento existe na rua João Pessoa desde 1946, quando pertencia ao pai de Weise. O homenageado ainda destacou que trabalhou nos últimos 45 anos primando pela dedicação, respeito e honestidade.

A garra e a visão empreendedora de Verenice Eli Oenning, da Very Noivas Trajes Ltda, foram exaltadas pela vereadora HELENICE LUCHETTA (PSDB). Helenice ainda destacou o trabalho social realizado por Verenice junto ao Colégio Emílio Baumgart. “Fica o nosso obrigado e nosso reconhecimento por você ser esta mulher batalhadora”, assinalou. Sensibilizada, a homenageada agradeceu a moção honrosa.

O cuidado no atendimento prestado por Valmor Paulino Silva em sua oficina mecânica foi destacado pelo vereador Antônio João Veneza. Ele ainda enalteceu a amizade mantida com os clientes. Os 20 anos de atividades atendendo os blumenauenses foram comentados pelo homenageado, que atualmente conta com 14 colaboradores.

“A maioria das micro e pequenas empresas não consegue sobreviver após dois ou três anos de atividades”, citou o vereador DEUSDITH DE SOUZA (PP). Por este motivo, ele ressaltou a importância de reconhecer Ênio Nicoletti, da Ênio Máquinas e Ferramentas. Orgulhoso, Nicoletti se mostrou grato pela homenagem. “Todo dia é uma luta. Mas todo empresário deve sonhar e não desistir”, salientou.

Na opinião do vereador Vanderlei de Oliveira, a sessão deveria ser renomeada para “homenagem aos grandes empresários de micro e pequenas empresas”, para fazer justiça aos empreendedores. Ele prestou homenagem a Moacir Adelino Lira e contou que acompanhou a empresa Lira Box crescer no bairro Progresso, antes mesmo do empresário ter concluído a própria casa. A persistência é fundamental para o microempresário, conforme definiu Moacir Lira: “Tem que lutar e ser teimoso. O negócio só dá certo se for persistente”.

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e proprietário da Lajetubos Artefatos e Serviços Ltda, Amarildo Ramos, foi destacado pelo vereador VÂNIO FRANCISCO SALM (PT). Vânio apontou que ele também se dedica ao trabalho social: “Parabéns pelo trabalho na comunidade e pela micro e pequena empresa”.  Ramos estendeu a homenagem a todos os micro e pequenos empresários de Blumenau. Ele salientou que a função deste tipo de empreendedor é atuar em todos os setores. Também relatou as dificuldades na jornada, mas aconselhou o empresário a acreditar no potencial. Declarou ainda que a Ampe é uma associação muito forte por congregar 1.400 empresários. “Temos que usar este canal para buscar mais para o empresário”, observou. Por fim, anunciou que a associação está construindo um centro de integração para capacitar os empresários.

Fonte: Luciana da Cunha e Ana Paula Lauth
             Assessoria de Imprensa
             Câmara de Vereadores de Blumenau

Nenhum comentário: