Saiba como surgiu o dia da mentira no mundo e no Brasil.
O dia da mentira foi criado na França, no século XVI. Nesta época, as comemorações do ano novo era iniciado no dia 25 de Março, começo da primavera, e suas comemorações duravam uma semana, terminando no dia 1 de Abril. Em 1564, o Rei Carlos IX da França, com a adoção do calendário gregoriano, determinou que o ano novo passasse a ser comemorado em 1º de Janeiro.
Alguns franceses mais conservadores resistiram a esta mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, onde o ano era iniciado em 1 de abril. Foi a partir daí que gozadores passaram a ridicularizá-los, e enviar presentes estranhos junto com convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras de 1º de abril ficaram conhecidas como plaisanteries.
No Brasil, este dia começou a ser difundido em Minas Gerais com o jornal "A Mentira". Foi lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia da morte de Dom Pedro, que foi desmentido no dia seguinte. Em 14 de setembro de 1849, "A Mentira" teve seu ultimo número lançado. Seus credores foram convocados para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, em um local que não existia.
Segurança redobrada
Não são apenas as brincadeiras e mentiras que aparecem no dia 1 de Abril. Nesta data, hackers e outros "espertinhos" também se aproveitam da boa fé das pessoas. Todo o cuidado que devemos ter ao longo do ano, deve ser redobrado, para não sermos surpreendidos, com infecções de malwares e spywares. Veja seguir algumas dicas para passar o dia da mentira ileso.
- Não abra e-mails e arquivos de pessoas que você não conhece;
- Seja mais cuidadoso ao abrir este tipo de conteúdo de pessoas que você conhece;
- Se você considera "dar um tempo" nas redes sociais, esta semana é uma boa idéia. Ninguém sentirá a sua falta, caso resolva ficar um tempo fora;
- Fique longe de sites que você não visitou. Pense antes de clicar em um link;
- Mantenha seu antivírus sempre atualizado, especialmente nesta época.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário