sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Polêmico serviço de imagens do Google chega ao Brasil na semana que vem

Street View mostra fotos das ruas em 360º e já revelou situações constrangedoras

O Google vai lançar na semana que vem o polêmico serviço Street View no Brasil, que exibe imagens em 360º das ruas, o que acaba revelando fotos inusitadas dos locais e da população.

O trabalho dos carros no Brasil começou em julho do ano passado, em Belo Horizonte. No fim de 2009 foi a vez da cidade do Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, que começou a ser fotografado em janeiro deste ano. Depois, outras cidades foram fotografadas, mas o Google não divulga quais vão estar disponíveis no lançamento do produto.

O Street View, que está disponível em cerca de 30 países, provoca muita polêmica por causa da privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes das imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores das cidades por onde passam seus carros em situações constrangedoras.

O serviço surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo. O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera.

R7

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: