terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oktoberfest recebe 1 milhão de pessoas no primeiro final de semana em Munique

Leonhard Foeger/Reutersimage

Mais de um milhão de pessoas visitaram a Oktoberfest em Munique, na Alemanha, e tomaram 520 mil litros de cerveja no fim se semana de abertura da festa, segundo organizadores, citados pelo site da revista alemã "Der Spiegel".

No ano em que comemora dois séculos de história, a Oktoberfest de Munique, maior festa cervejeira do mundo, proibiu estritamente o fumo, após uma decisão do Estado da Baviera de proibir o cigarro em bares e restaurantes este ano.

Para a edição deste ano, a Oktober prevê um público recorde, justamente pela comemoração do bicentenário. Os números de anos anteriores registram público máximo de 6 milhões de visitantes, mas se espera que esse número seja superado nos 17 dias de festa. Além disso, pelo menos 6,5 milhões de litros de cerveja são estimados para o consumo no evento deste ano.

A festa abriu as portas ao público neste sábado (18), e já lotava o recinto horas antes de o prefeito da capital bávara, Christian Ude, perfurar o primeiro barril de cerveja da festa.

Ao meio-dia em ponto pelo horário local (7h de Brasília), Ude manteve os 60 anos do ritual da perfuração do barril inaugural, seguido do tradicional grito de "O'zapft is" ("está aberto").

HISTÓRICO

A festa surgiu celebrando o casamento do então futuro rei da Baviera, Luís 1º, com Teresa von Sachsen-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. Com o sucesso da pioneira edição, a Oktober seria promovida anualmente, com desfiles em trajes tradicionais, reunião de mestres cervejeiros e atrações de feira.

De tão popular, outras cidades do mundo adotariam a tradição. No Brasil, cidades como Blumenau (SC), Itapiranga (SC) e Santa Cruz do Sul (RS) comemoram o evento.

Em dados de 2009, a Oktoberfest gerou a Munique 830 milhões de euros, oriundos dos gastos dos visitantes no recinto da festa, nas diárias de hotéis e nos transportes.

Além dos milhões em cerveja, os visitantes consumiram no ano passado 30 mil quilos de peixe, 330 mil salsichas e 80 mil litros de vinho.

A Oktoberfest redobrou este ano as medidas de segurança, já que, além de seus dois séculos de história, também se completam 30 anos desde o atentado cometido por um jovem neonazista que acabou com a vida de 13 pessoas e feriu outras 200.

folha.com.br

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: