sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Balneário Piçarras está em alerta para o avanço do mar

Nem o posto salva-vidas resistiu às fortes ressacas na praia Central

Ressacas constantes em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, nos últimos meses, obrigaram a Defesa Civil a interditar e demolir um posto salva-vidas na praia Central, na tarde desta quinta à tarde. Segundo o órgão, o posto teve a base prejuidicada após novo avanço da maré, na madrugada, e ameaçava cair.

— A ação do mar reduziu a faixa de areia para cerca de dois metros e formou uma espécie de barranco de um metro de altura —, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, André Serafim.

Essa não é a primeira vez que a praia passa pelo problema. Entre 1999 e 2000, tiveram de ser investidos cerca de R$ 2 milhões para fazer o “engordamento” da praia. O processo consiste em retirar areia do fundo do mar e devolvê-la à praia. O serviço é feito por dragas e pode levar meses.

Na época, a cidade criou o Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra), mas o dinheiro em caixa foi usado para recuperação em 2008. Para resolver a falta de verba, a Prefeitura protocolou pedido de recurso na Defesa Civil nacional no ano passado, mas não há previsão de liberação do recurso.

O posto salva-vidas só será reconstruído após a recuperação da orla da praia.

Ação do mar reduziu a faixa de areia em até dois metros e formou um barranco de um metro de altura - Leandro Cardozo de Souza/PMBP,divulgação 

image

AN.COM.BR/JSC

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

3 comentários:

Anônimo disse...

A vingança da natureza.

Anônimo disse...

e em 2008 gastaram o resto do Fundo numa merda de trabalho.....serviço de porco

Anônimo disse...

Entre no YOUTUBE, digite Bagwall e assiata i video dessa nova tecnologia de sucesso no controle da erosão costeira em áreas urbanas no Brasil.