sábado, 21 de agosto de 2010

PM suspende Bike Patrulha no Centro

Rondas serão retomadas somente ano que vem, se houver reforço no efetivo

BLUMENAU - O serviço de Bike Patrulha da Polícia Militar será desativado temporariamente a partir de segunda-feira. Segundo o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, coronel Álvaro Luiz Alves, os três policiais que atuavam nas bicicletas serão deslocados para trabalhar em uma viatura, na Região Norte da cidade. As rondas com as bikes na região Central da cidade devem ser retomadas somente no próximo ano, se confirmado o reforço no efetivo da Polícia Militar.

– Somente nesta semana tivemos três assaltos na Região Norte. Preciso ter uma viatura a mais na rua, mas não tenho efetivo para isso. Por este motivo, resolvi suspender provisoriamente o serviço das bikes para ter mais um carro auxiliando nas rondas – justifica Alves.

O comandante da PM, apesar de reconhecer a importância das rondas feitas com as bicicletas, alega que a bike não tem a mesma eficiência de uma viatura no momento de atender ocorrências em locais mais distantes. O serviço de Bike Patrulha existia na cidade desde 2008, com o objetivo de aproximar a Polícia Militar da comunidade e reforçar a segurança nos locais de grande concentração de pessoas. As rondas eram feitas principalmente no Centro e nos entornos do Parque Ramiro Ruediger. Segundo a PM, esses locais continuarão sendo atendidos com viaturas.

A suspensão da Bike Patrulha não é vista com bons olhos pela vice-presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado (Feconseg/SC) e representante dos Consegs de Blumenau, Salete Sbardelatti. Ela defende que o serviço contribui muito para a segurança da comunidade, que será quem perderá mais com a suspensão das rondas:

– É preciso implementar mais projetos de segurança pública e não desativá-los. Vamos acompanhar de perto o resultado da falta deste serviço nas ruas.

Para o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ronaldo Baumgarten Jr, a decisão é reflexo direto da falta de investimentos em segurança na região:

– Temos um grande problema que é a falta de policiais em nossa cidade. A promessa é de que mais virão, mas ainda não há data para isso. Quando não se tem efetivo para fazer tudo, é preciso usar o que se tem.

Jornal de Santa Catarina - TATIANA SANTOS

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: