sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Angela Amin mantém liderança na corrida pelo governo de Santa Catarina

Nova pesquisa Mapa mostra cenário com poucas alterações na disputa

Natália Viana 

A primeira pesquisa realizada após o início do horário eleitoral mostra que Angela Amin (PP) continua na liderança da corrida estadual. Para presidente, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão em empate técnico em Santa Catarina.

Este é o resultado da pesquisa Mapa sobre as eleições para o governo e Presidência, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre 18 e 19 de agosto. No plano estadual, Angela se mantém na frente, com 34,6%, seguida por Raimundo Colombo (23,3%) e Ideli Salvatti (15,9%).

Na pesquisa anterior, realizada entre 7 e 9 de julho, Angela também estava em primeiro. Colombo e Ideli apareciam em empate técnico.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados aos entrevistados, a candidata do PP é citada por 14,2% dos entrevistados, enquanto Colombo é lembrado por 12% e Ideli por 6,2%.

A um mês e meio da eleição, 61,2% dos entrevistados não sabe dizer, de forma espontânea, o nome do candidato em quem pretende votar.

Para o segundo turno, Angela também lidera os dois cenários em que aparece e apresenta um desempenho melhor quando confrontada com Ideli. Já no cenário que coloca Colombo contra Ideli, o candidato do DEM tem a maior preferência.

A pesquisa ainda testou a rejeição dos candidatos ao governo. Ideli apresenta o maior percentual (12,1%), seguida por Angela (10,9%) e Colombo (7,6%). Todos apresentaram ligeiro aumento do índice de rejeição, em comparação com o levantamento anterior. Quase a metade (49,4%) dos entrevistados afirma não rejeitar nenhum dos oito candidatos.

Na corrida presidencial, Serra e Dilma aparecem em empate técnico, com 39,9% e 36,2% entre os eleitores catarinenses, tendo diminuído a diferença entre os dois em relação à última pesquisa. Marina Silva (PV) tem 8,9%. Na pesquisa anterior, publicada em 13 de julho, Serra tinha 43%, Dilma 31,4% e Marina 6,8%.

Num segundo turno entre Serra e Dilma, o empate técnico se mantém, com o candidato tucano com 45,4% e a candidata petista com 41,6%.

Jornal de Santa Catarina

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: