quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Blumenau vai escolher ave símbolo da cidade

FAMEBLU e COAVE realizam eleição da Ave Símbolo de Blumenau

O Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, em parceria com o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), promove de 25 de agosto à 9 de setembro a votação para eleger a Ave Símbolo de Blumenau.

As aves Aracuã, Bem-te-vi, Gavião-pombo-grande e Pica-pau-bendito foram escolhidas para concorrerem ao título através de um grupo multidisciplinar que envolveu diversos representantes de Blumenau. Entre eles, órgãos relacionados ao meio ambiente, setor de educação, poder público e privado, biólogos, gestores ambientais, especialistas em educação ambiental etc.

O Coordenador de Extensão do FAMEBLU, Maicon Mohr, afirma que a iniciativa partiu de uma mobilização nacional para que cada município escolha a sua ave símbolo. “Para Blumenau, a exemplo das eleições já realizadas pelo COAVE nos municípios de Indaial e Brusque, a escolha será de forma democrática, envolvendo toda a comunidade, através do voto popular. Todas as candidatas fazem parte da paisagem do município, umas mais frequentes, outras mais raras de serem observadas”. Mohr acredita que iniciativas com o objetivo de promover a conscientização ambiental sejam um marco para a preservação de todas as espécies.

O resultado será divulgado no dia 13 de setembro, e então será dado prosseguimento no processo de aprovação da lei que oficializa a ave escolhida.

A escolha é feita através do voto popular em urnas distribuídas em escolas municipais, estaduais e particulares, entre outros. O voto também pode ser feito do site www.coave.org.br.

Conheça as candidatas

Aracuã (Ortalis gutatta)

Aracuã

Com o porte de uma galinha pequena, a aracuã possui uma coloração geral parda, ventre acinzentado e garganta avermelhada. Vive em pequenos bandos comendo frutos, folhas, brotos, sementes e insetos. Por um período sua ocorrência na região já não era freqüente, recuperou-se e agora pode ser observada com facilidade e identificada pelo seu canto característico.

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Bem-te-vi - Horizontal

Apresenta o topo da cabeça negro e uma faixa larga branca, acima dos olhos, que circunda a cabeça. Abaixo desta, outra faixa larga, de cor negra, liga a base do bico à nuca. Quando excitados, abrem as penas do boné negro e mostram uma faixa amarelo-forte ou alaranjada, geralmente oculta. Ele é comum na região e facilmente identificado pelo seu canto inconfundível que originou seu nome.

Gavião-pombo-grande (Leucopternis polionotus)

Gavião-pombo-grande

Espécie de porte avantajado, cauda branca com base negra, região do dorso e asas cinza escuro. Alimenta-se de répteis, pequenos roedores e pequenos pássaros. É uma ave ameaçada de extinção devido à destruição se seu habitat.

 

 

 

 

Pica-pau-benedito (Melanerpes flavifrons)

Pica-pau-benedito

Espécie multicolor com pescoço amarelo-vivo, barriga vermelha e dorso negro. Bastante barulhento, o Pica-pau-benedito é uma ave extremamente sociável. Além do casal, outros indivíduos do bando também ajudam a alimentar e proteger os filhotes. Tem o costume de estocar comida em buraquinhos naturais ou que ele próprio perfura no tronco de arvores.

 

 

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Um comentário:

Anônimo disse...

SÓ FALTOU A AVE-GATO, POIS É O QUE MAIS TEM NA CIDADE...