quinta-feira, 8 de julho de 2010

Operação conjunta das polícias Civil e Militar prende mais de cem pessoas em Santa Catarina

Força-tarefa que mobilizou cerca de 1,5 mil policiais deve terminar nesta quinta

A cúpula da segurança pública catarinense mobilizou 1,5 mil policiais, nesta quarta-feira, em uma operação integrada das polícias Civil e Militar para cumprir cerca de 200 mandados de prisão em Santa Catarina.

Até o final da tarde, tinham sido cumpridos 104, além de 29 ordens de busca e apreensão e realizadas 25 prisões em flagrante, totalizando 158 procedimentos policiais. Os presos estão envolvidos em crimes como tráfico, homicídios e assaltos.

O operação de combate a criminalidade começou pela manhã. Barreiras policiais foram montadas nas rodovias conhecidas como rotas de tráfico de drogas. Na Capital, morros foram ocupados. Uma sala de monitoramento das ações foi montada no Comando Geral, em Florianópolis, para onde são repassadas, em tempo real, os resultados obtidos pelas equipes espalhadas pelo Estado.

Além de prender foragidos, o objetivo era transmitir segurança às comunidades e intensificar as ações conjuntas entre as polícias Civil e Militar.

A operação integrada deve ser encerada às 8h de quinta-feira. Em seguida, os números finais serão divulgados em Florianópolis pelo secretário da Segurança Pública, André Mendes da Silveira. O secretário deve falar sobre a operação numa entrevista coletiva marcada para às 8h30min no Comando Geral da PM.

Por sua assessoria de imprensa, ele afirmou que o governo está se esforçando para unir forças e trabalhar junto no combate ao crime, apesar da carência de efetivo. Ele disse ainda que a mobilização não se resumia a barreiras em rodovias, e sim na mobilidade dos policiais em áreas de maior incidência criminal. Além dos comandos das polícias, trabalharam na coordenação da operação os diretores das áreas de estatística e inteligência da segurança.

Números

Os 200 mandados correspondem a pouco mais de 1% do total de ordens judiciais à espera de atuação policial no Estado. Há 19.471 mandados para serem cumpridos, segundo informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ).

O TJ estima que isso represente 17.138 pessoas, pois uma mesma pessoa pode ter mais de uma ordem de prisão contra si, o que eleva o número final para 19,4 mil. E mesmo que quisesse cumprir todos, o Estado encontraria outra barreira: a de onde colocar tantos presos. Hoje, o sistema prisional catarinense está superlotado. São oito mil vagas, mas há 14 mil presos. O déficit é de 6 mil vagas.

Jornal de Santa Catarina – Reportagem:  Diogo Vargas 

Leia Também:

- PF deve prender mais dois suspeitos de emitir diplomas falsificados em Santa Catarina http://bit.ly/aAYqKA

- Caso Bruno: Flamengo suspende contrato do goleiro pelo sumiço de Eliza http://bit.ly/c7uNc3

Nenhum comentário: