quinta-feira, 1 de julho de 2010

Milhões de vacinas contra gripe suína serão queimadas nos EUA

Doses que venceram correspondem a um quarto da produção do país

Ao menos 40 milhões de doses de vacina contra a gripe A (H1N1), popular gripe suína, tiveram seu prazo de validade expirado nesta quarta-feira (30) e serão incineradas, batendo o recorde de perda destas vacinas. O valor refere-se a um quarto da produção de vacinas contra a gripe suína produzidas pelo governo dos Estados Unidos ou R$ 466 milhões (US$ 260 milhões).

Cerca de 30 milhões de doses irão expirar e devem deixar de ser usadas, segundo estimativas do governo. Se todo este estoque vencer, mais de 43% do suprimento de vacinas do governo irá para o lixo.

À época do aparecimento do vírus, funcionários do governo federal defenderam que a enorme compra como um grande risco necessário em face de um vírus nunca antes visto. Muitos especialistas em saúde temiam que a nova gripe pudesse ser uma epidemia mortal de alcance global, mas no fim das contas acabou matando menos pessoas do que a gripe sazonal.

Segundo o porta-voz do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, Bill Hall, a compra exagerada de doses foi uma forma de proteger o país contra a epidemia.

- Embora haja mais doses de vacina do que foi usado, é muito mais apropriado ter se preparado para um cenário pior do que ter pouquíssimas doses.

O vírus da gripe A (H1N1) apareceu em abril do ano passado, afetando principalmente crianças e adultos jovens. Diante da dificuldade de prever o grau de mortalidade e de disseminação do vírus, o governo americano autorizou cinco fabricantes de vacina a produzi-las o mais rápido possível. Na ocasião, muitos especialistas acreditavam que seria necessário duas doses por pessoa para que a imunização funcionasse.

R7 Notícias

Nenhum comentário: