quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alagoas vai mudar 19 cidades de lugar; 68 mil pessoas serão realocadas

Secretaria Estadual de Infraestrutura confirma reconstrução de 17 mil casas

Mapeamento do governo de Alagoas e da ANA (Agência Nacional de Águas) concluído nesta quinta-feira (1º) dá conta que 19 cidades afetadas pelas chuvas no Estado serão reconstruídas em outro local, segundo o secretário de Meio Ambiente, Alex Gama. Todas as cidades têm bairros que permanecerão onde estão, mas a maior parte deve ir para regiões mais altas. O estudo começou na segunda-feira (25). Todas as cidades ficam próximas dos rios Mundaú, Paraíba e Ipanema.

Segundo a assessoria de imprensa da Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura), 17 mil casas terão que ser reconstruídas em outro local, afetando cerca de 68 mil pessoas. O governo ainda não terminou o levantamento de onde as cidades serão reconstruídas. Em nota, a Seinfra afirmou que “prefeituras e o governo estadual estão trabalhando no sentido de reconstruir casas e prédios públicos destruídos ou danificados em áreas mais altas e seguras”.

Alex Gama, o secretário estadual de Meio Ambiente, afirma que o governo passará a fazer estudos geológicos e topográficos com imagens de satélites a fim de encontrar os locais mais adequados.

Uma das cidades terá de ser praticamente toda reconstruída em outro lugar. Branquinha foi 80% destruída, segundo Gama. A prefeita da cidade, Renata Moraes, já havia anunciado essa medida há pouco mais de uma semana.

As secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura não souberam informar quanto a reconstrução deverá custar, mas as obras serão pagas com os R$ 275 milhões dados pelo governo Federal ao Estado. A maioria das casas serão reconstruídas pelo programa de incentivo para habitação Minha Casa, Minha Vida.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com nenhum técnico da ANA que participou do levantamento.

Balanço

O último boletim da Defesa Civil, divulgado na segunda-feira (28), afirma que as chuvas deixara 37 pessoas mortas no Estado, 69 desaparecidas, 26.618 desabrigadas e 47.897 desalojadas. No total, mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Em Pernambuco, Estado vizinho que também foi afetado pelas chuvas, 20 pessoas morreram. As chuvas atingem o Nordeste desde o dia 17 do mês passado.

Veja quais municípios terão parte reconstruída em outro lugar:

* São Luiz do Quitunde,
* Matriz do Camaragibe,
* Jundiá,
* Ibateguara,
* Quebrângulo,
* Santana do Mundaú,
* Joaquim Gomes,
* São José da Laje,
* União dos Palmares,
* Branquinha,
* Paulo Jacinto,
* Murici,
* Rio Largo,
* Viçosa,
* Atalaia,
* Cajueiro,
* Capela,
* Jacuípe,
* Satuba.

R7 Notícias

Nenhum comentário: