Uma massa de ar polar forte avança sobre o Sul do Brasil no fim de semana, ocasionando uma queda de temperatura muito acentuada. Esta massa polar terá uma trajetória pelo interior do continente, o que deixa o ar muito seco e com um poder de resfriamento maior.
O centro polar (região mais fria do sistema) deve atingir o norte da Argentina e o Paraguai já na manhã do sábado, 5 de junho, e avança sobre o Sul do Brasil no domingo, 6 de junho. Na segunda-feira, 7 de junho, o centro do ar frio ainda estará passando sobre o Sul do Brasil.
Este tipo de deslocamento do ar polar gera uma queda de temperatura muito acentuada também em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Alertas para o Sul do Brasil
Frio intenso a partir da tarde do sábado. A sensação de frio será aumentada por ventos moderados a fortes e muita umidade. Há possibilidade de queda de neve na noite do sábado, 5 de junho, nas cidades mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, como Urubici, São Joaquim, Urupema e São José dos Ausentes.
Domingo – 6 de junho: frio intenso e geada ao amanhecer, de até moderada a forte intensidade, em todo o interior do RS, no oeste, planalto e serra de SC, no na Grande Curitiba e interior do Paraná, exceto no extremo norte deste Estado.
Segunda-feira – 7 de junho: frio intenso e geada ao amanhecer, até de moderada a forte intensidade, em todo o interior do RS, no interior de SC, exceto no vale do Itajaí, Grande Curitiba e no interior do Paraná, exceto no extremo norte deste Estado.
Terça-feira – 8 de junho – frio diminui em todo o Sul do Brasil, mas ainda há condições para geada ao amanhecer na serra e planalto do RS e de SC.
Fonte: Climatempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário