quinta-feira, 3 de junho de 2010

Clemência para as árvores

Recebi o e-mail e publico em forma de dizer que apóio a iniciativa.

É muito fácil destruir aquilo que leva anos para se criar. Depois dizem que Blumenau cuida da natureza.

A ACAPRENA e a Escola Júlia Lopes de Almeida encaminharam, no último dia 02 junho, ofício ao Gabinete do Prefeito a ao Presidente da FAEMA, Robson Tomasoni, solicitando a revisão do plano de corte de árvores situadas na margem direita da avenida Beira Rio.

O apelo é no sentido de preservar um número maior de árvores do que as já demarcadas. Sabemos que isso é possível com algumas pequenas mudanças perfeitamente exeqüíveis pela engenharia.

“Em dois pontos de ônibus dois flamboyants frondosos – árvore originária de Madagascar – estão marcados com cruzes para o corte. Um deles possui copada frondosa, cuja sombra encobre todo o abrigo além de parte da pista, aliviando o calor intenso para os usuários do transporte coletivo. O outro contudo está inclinado de forma a obstruir a obra. Neste caso pedimos a preservação do primeiro. Desta maneira preservaremos 2 dos 3 flamboyant existentes na Beira Rio. Notamos também que um ipê está condenado ao corte por estar inclinado sobre o talude o que não prejudica em absolutamente a obra.

Em outros locais ipês estão marcados com cruzes para o corte e outros serão preservados. Ligustros perfeitamente sãos, sibipirunas e até a champaca próxima a foz do rio Garcia está marcada para morrer. Nossa cidade precisa de mais sombra e árvores, não podemos aceitar o corte de árvores que já estão adultas, produzindo sombra, floração exuberante e ainda saudáveis. Por que esperar outros 50 anos para ter indivíduos deste porte novamente, se já as temos agora? Não somos contra o corte de indivíduos em fase final ou por absoluta necessidade da obra.

Apenas pedimos clemência para preservar ao mais uma dezena dessas árvores plantadas pelos nossos antepassados, preservando sua sombra, sua beleza e nossa história.”

--
André Luís de Gasper
Biólogo


"Seja a mudança que você deseja ver no mundo."
MAHATMA GANDHI

5 comentários:

Tatiana disse...

É impressionante o desdém o pouco caso que o governante de Blumenau esta tratando a cidade. Aquela história de "a cidade tá bonita e bem cuidada" onde foi parar??? Alguem pode me informar??? Será que a tragédia de 2008 que afetou a cidade e deixou nossos morros rasgados e cicatrizes na natureza que ainda estão visíveis não foi o suficiente é necessário "arrancar" sem piedade as árvores da beira-rio.
Uns dizem: "São apenas algumas árvores velhas já condenadas, vamos pensar no projeto de Blumenau 2050. Será que eles estaram morando por aqui em 2050? ou estaram em Brasília?

Não esquecemo-nos, que existe o Projeto de Reurbanização da margem esquerda do Rio Itajai-Açú, entre a Ponte de Ferro e a Prainha, elaborado pela Prefeitura (quem não consultou ou discutiu com todos). E que de acordo com especialistas, a proposta da prefeitura NÃO PREVE a MANUTENÇÃO da VEGETAÇÃO, ALTERA a DINÂMICA DA VEGETAÇÃO e DESCARTA MEDIDAS COMPENSATÓRIAS.

Em resumo: Se existem algum tipo de planejamento para Blumenau porque o seus representantes não apresentam tudo de forma unificada, clara, conjunta...criando uma uniformidade para que a população possa entender realmente para onde, se pretende caminhar???? A resposta mais plausível é que NÃO existe planejamento...ou se existe esta tudo fragmentado, é um pouco aqui, um pouco lá, seja com o trânsito, concessão do esgoto, moradias para desabrigados, trevo da mafisa, corredores de ônibus, viaduto da via expressa, etc e depois, a gente vê o que vai dar.

Esta passando da hora, Prefeito, Vereadores, Secretários reconhecerem que estão errando na tomada das decisões e quem não há um planejamneto adequado. E mais uma vez o blumenauense é o "idiota" da história.

Prefeito faça uma gentileza, deixe as árvores por lá elas estão lá mais tempo do que você pretende ficar em Blumenau. Elas refrescaram o blumenauense que andam hoje de ônibus e os que não conseguiram circular mais de carro no centro da cidade nos dias escaldantes de verão.

Unknown disse...

Clemência para arvores podres?? Desculpa, mas acho que não vale a pena, quem se interessou em conhecer o projeto sabe que serão plantadas arvores de sombra no lugar de arvores que provavelmente em breve estarão mortas por natureza, aliás, plantadas sobre aterro, porque de natural àquela margem não tem nada. Muito melhor é sombra de arvores saudáveis para o pedestre, sem hipocrisia, por favor.
A reurbanização da Beira Rio é um Exemplo humanização do espaço público, com espaços adequados para pedestres e ciclistas, a sombra da vegetação.
Qual será a intenção de pessoas que ficam difamando bons projetos para Blumenau, na expectativa que eles não aconteçam??

Anônimo disse...

Vocês querem resolver o caos que está no centro de Blumenau ou não?
Deixem as árvores para os parques, matas e tal. Se preocupem em fiscalizar os parques, ondem desmatam todos os dias...

Tatiana disse...

Final do primeiro dia da polêmica...e as burradas já apareceram, cortarão árvores que não deviam...e agora...quem é que vai a assumir a responsabilidade?

Não sou contra o corte de árvores, sou contra este concretamento e afunilamento que estão promovendo com o centro da cidade. Neste ritmo não me espantarei se o próximo passo será amanhecermos com o Itajai-açú canalizado, e praça do Biergarten e a Prainha concretada.

Temos que adaptar as construções/cidades a natureza o contrário é retroceder.

Unknown disse...

viva o concreto e os carros, abaixo a biodiversidade!!!
é praticamente isso que estão falando acima.
se querem andar com seus carros ao redor de um rio (esgoto) vão pra São Paulo, onde há quilômetros de congestionamento e construir ruas nada resolve, só piora..