domingo, 13 de junho de 2010

Brasil faz mais que o dobro de cesarianas que o recomendado

Número corresponde a 35% dos partos do SUS; OMS pede no máximo 15%

Foto por Thinkstockcesariana-hg

Dos quase 2 milhões de partos realizados no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2009, 687.400 foram cesarianas, o que corresponde a 35% de todos os partos realizados no país. A porcentagem representa mais que o dobro do número de cesarianas recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que considera aceitável que esse índice seja de até 15%.

A taxa é ainda maior na saúde suplementar, que representa os brasileiros que têm planos de saúde. Segundo a ANS (Agência de Saúde Suplementar) informou ao R7, o número de cesarianas representou 84% do total de partos realizados em 2009. E esse número vem crescendo a cada ano – o índice foi de 82% em 2008 e de 80% em 2007.

Questões econômicas e sociais são os principais fatores que fazem o número de cesarianas ser tão alto no país.

Para entender o fenômeno, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) lançaram na semana passada uma coleta de dados com ao menos 16.163 ginecologistas e obstetras, que responderão a um questionário pela internet sobre o assunto. O relatório deve ser divulgado em setembro.

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário: