segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Homem é condenado em NY por "pirâmide" de US$ 800 milhões

Um homem do Texas foi condenado por um júri federal dos EUA por ter participado de uma "pirâmide financeira" que, segundo promotores, movimentou US$ 800 milhões, seduzindo as vítimas a investirem na compra de caixas automáticos que não existiam.

siga o Blumenau agora no twitter: https://twitter.com/BlumenauAgora

Walter Netschi, residente em McKinney, no Texas, foi condenado na sexta-feira por um júri federal de Manhattan, onde respondia por nove acusações de fraude eletrônica e uma de conspiração, segundo documentos judiciais.

Outro réu no caso, Vance Moore, de Raleigh, na Carolina do Norte, declarou-se culpado em 18 de outubro pelas mesmas acusações.

Beth Farber, advogada de Netschi, não se pronunciou na segunda-feira sobre o veredicto. A sentença está marcada para 2 de março, segundo os registros judiciais.

Em setembro de 2009, promotores acusaram Moore e Netschi de angariar investimentos para comprar cerca de 4.000 caixas eletrônicos, com a promessa de que os participantes receberiam parte das taxas cobradas nos saques dos clientes.

Na verdade, cerca de 3.600 dessas máquinas não existiam ou nunca foram propriedade de Moore e Netschi, e os homens usavam o dinheiro recebido para enriquecerem e ampliarem o esquema, segundo promotores.

A fraude durou de 2005 a janeiro de 2008, disseram os promotores.

Eles afirmaram que Netschi tinha 62 anos na época em que foi indiciado, e que pode pegar 20 anos de prisão por cada acusação.

O caso se chama "EUA vs. Moore e outros, e tramitou na Corte Distrital Sul de Nova York, sob número 09-00881.

folha.com.br

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: