segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vale aumenta bancada na Assembleia

Região elege 10 deputados estaduais, contra oito do mandato anterior

BLUMENAU - Os municípios do Vale do Itajaí elegeram 10 dos 40 deputados estaduais catarinenses. O número indica ganho de representatividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ultrapassando os oito eleitos em 2006. Destes 10, seis conseguiram a reeleição: Jean Kuhlmann (DEM), Dado Cherem (PSDB), Gilmar Knaesel (PSDB), Ana Paula Lima (PT), Serafim Venzon (PSDB) e Jailson Lima (PT). Os outros quatro foram o ex-vereador de Blumenau Ismael dos Santos (DEM), o rio-sulense Jorge Teixeira (DEM), o ex-secretário regional de Ibirama Aldo Schneider (PMDB) e o ex-prefeito de Itajaí Volnei Morastoni (PT). De Blumenau, foram eleitos três candidatos: o democrata Jean Kuhlmann, Ismael dos Santos (DEM) e a petista Ana Paula Lima.

Com o resultado de ontem nas urnas, o Vale do Itajaí se aproxima da capacidade máxima de representatividade, conforme quociente eleitoral. Com 1,05 milhão de eleitores – 23% dos votantes catarinenses –, a região podia eleger 12 deputados estaduais. O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ronaldo Baumgarten Júnior, comemorou o aumento da bancada e disse que fica com sentimento de dever cumprido pela campanha do Voto Útil. Para ele, o povo entendeu o recado e votou consciente:

– Fizemos a campanha e alcançamos nosso objetivo. Agora, o próximo passo se dá nas eleições futuras, quando temos a obrigação de aumentar ainda mais nossa representatividade.

A Tríplice Aliança, formada pelo PMDB, PSDB e DEM, repetiu o desempenho de 2006 e garantiu uma bancada com 23 deputados. A diferença foi no Democratas, que assegurou sete cadeiras na Assembleia – uma a mais do que em 2006. O partido do novo governador teve ainda os dois candidatos mais votados: Gelson Merísio, do Oeste, e Cesar Souza Júnior, da Grande Florianópolis. Na relação de forças da Tríplice Aliança, o PMDB perdeu uma cadeira e passou a ter 10 deputados estaduais. Dos 40 representantes que assumem o cargo em janeiro de 2011, 25 cumpriram mandato entre 2006 e 2010 e outros 10 já estiveram no Legislativo em mandatos anteriores.

CLICRBS.COM.BR - RAQUEL VIEIRA E DANIELA MATHES

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: