quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Inmet alerta para possibilidade de vendaval de até 100 km/h no Sul, SP e MS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso meteorológico especial alertando sobre a possibilidade de rajadas de vento, pancadas de chuva forte, descargas atmosféricas e possibilidade de queda de granizo nesta quinta-feira (7) no Estado de São Paulo.

De acordo com o instituto, a intensificação e o deslocamento rápido de um ciclone extratropical no sul do país promove o avanço de áreas de instabilidade de forte intensidade sobre o Estado.

As condições também podem ocorrer no norte, noroeste e centro do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. As rajadas de vento poderão variar de 80 a 90 km/h --podendo atingir 100 km/h-- em áreas isoladas destes Estados.

Nessa velocidade, considerada "ventania fortíssima" ou "vendaval" pela Codar (Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos) da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o vento pode danificar casas, arrancar telhas e derrubar árvores.

PREVISÃO

Segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nesta quinta-feira ocorrerão pancadas de chuva em toda a região Sul, centro-oeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e grande parte de Mato Grosso do Sul.

À partir da tarde, as pancadas de chuva serão entre o leste e nordeste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Estas chuvas poderão ser localmente fortes, com rajadas de vento, ocasional queda de granizo e acumulados significativos.

Pancadas de chuva também no centro de Minas, demais áreas do Centro-Oeste e oeste da região Norte, e de forma mais localizada no centro-norte do Amapá e nordeste do Pará, leste do Rio Grande do Norte e Paraíba, no sul da Bahia e no Espírito Santo. Nas demais áreas do país, predomina o sol com poucas nuvens.

folha.com.br

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Technorati Marcas: ,,,,,,,

Nenhum comentário: