segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dilma Rousseff e José Serra se enfrentarão no segundo turno

Novo pleito se confirmou com mais de 95% dos votos apurados no país

Foto:  AFP/APimage

A eleição presidencial brasileira será decidida no segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Com 95,83% dos votos apurados, Dilma não pode mais vencer no primeiro turno.

Às 21h35min, Dilma (PT) tinha 46,41% dos votos, enquanto Serra (PSDB) tinha 32,86%. O candidato tucano também não pode mais ser ultrapassado por Marina Silva (PV), que contabilizava 19,64% dos votos no mesmo horário. O segundo turno ocorre no dia 31 de outubro.

Líder nas pesquisas desde junho, e depois de atingir percentuais de intenção de voto superiores a 50% nas pesquisas, Dilma acabou perdendo votos com a forte ascensão de Marina na última semana da campanha.

Em entrevista em Porto Alegre na manhã deste domingo, após um café da manhã com candidatos da coligação, Dilma descartou a hipótese de que um eventual segundo turno seria um baque na campanha. Para ela, a militância petista é "aguerrida e guerreira", e está preparada para a continuidade da disputa.

— Já é uma vitória ter chegado até aqui — disse a candidata.

Ao votar em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já admitia a possibilidade de sua candidata disputar o segundo turno.

— A eleição tem dois turnos e eu não ganhei nenhuma, nem em 2002 e nem em 2006, no primeiro turno. Apenas vai demorar mais 30 dias de luta — afirmou o presidente.

Em São Paulo, José Serra insinuou que o PT, que chegará a 12 anos no poder caso Dilma vença, representa uma ameaça à democracia. No Colégio Santa Cruz, onde votou, o candidato tucano disse, sem citar diretamente os oponentes, que "há comportamentos que tendem a hostilizar toda a regra desse jogo democrático".

O Brasil tem 135,804 milhões de eleitores. Os votos brancos somam 3,17% e nulos 5,21%. Até o momento, a abstenção registrada é de 17,68%.

DIARIO.COM.BR

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: