segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados atingiu o grau máximo de segurança. No Brasil, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores

Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel.

O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados -- todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria do Corolla se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro. Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por serem similares na Europa, embora em versões mais antigas.

O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil; não obteve nenhuma estrela.

Os outros veículos avaliados foram: o Palio (Fiat), o Gol (VW) e o Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com ou sem airbags. Todos na versão com e sem airbags.

Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP, explica a importância do consumidor ter acesso à essas informações. "Para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros."

Ele ressalta também que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto, como ar-condicionado e direção hidráulica, mas com os itens de segurança. Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair e vai influenciar menos no valor final do carro.

RESULTADOS NOS TESTES PARA OCUPANTES ADULTOS

Fiat Palio ELX -- 1.4 sem airbags -- uma estrela
Fiat Palio ELX -- 1.4 com airbags -- três estrelas

VW Gol Trend -- 1.6 sem airbags -- uma estrela
VW Gol Trend -- 1.6 com airbags -- três estrelas

Peugeot 207 Compact -- 5 p, 1.4 -- sem airbags -- uma estrela
Peugeot 207 Compact -- 5 p, 1.4 -- com airbags -- duas estrelas

Chevrolet Meriva GL Plus -- com airbags -- três estrelas

Toyota Corolla XEI -- com airbags -- quatro estrelas

folha.com.br

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: