sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feriadão da Independência terá volta do frio em Santa Catarina

Frente fria provoca chuva no sábado e, no domingo, ar mais frio deixa tempo firme

Quem planeja aproveitar o feriadão da Independência — entre esta sexta-feira e a próxima terça, quando comemora-se o 7 de setembro — para viajar ou mesmo ficar em casa deve se preparar para as mais diferentes condições meteorológicas.
Nos próximos dias, o tempo varia bastante pelo Estado. Tem de tudo: chuva, temperaturas agradáveis, e, em seguida, a volta do sol e do friozinho típico de inverno.

Vamos por parte. Nesta sexta, uma frente fria em formação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, começa a avançar para municípios catarinenses, aumentando a nebulosidade desde cedo nas cidades mais próximas ao estado gaúcho.
As áreas de instabilidade, adianta Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, já podem provocar chuva isolada ao longo do dia em algumas localidades na faixa entre o Oeste e o Sul.

Nas demais regiões, há grande variação de nuvens ao longo da sexta, com aberturas rápidas de sol. Pode chover mais para o final do dia por causa do deslocamento do sistema, explica o especialista.
As temperaturas continuam agradáveis durante todo o dia, com máximas entre 22 graus Celsius (ºC) e 25ºC.

Sábado e domingo

No sábado, a frente fria vinda do RS alcança todas as regiões catarinenses e o tempo fica instável — colocando fim ao período sem chuva significativa que já durava aproximadamente 15 dias na maioria dos municípios catarinenses.
A massa de ar seco e quente que deixava o tempo seco perde força e as instabilidades avançam. Com isso, o fim de semana começa com céu mais encoberto e chuva no Oeste, Serra e Sul.
No decorrer do período, as áreas de instabilidade cruzam o Estado, provocando chuva isolada nas demais áreas. Junto com a nebulosidade associada à chuva, também chega ao Estado uma massa de ar mais frio, de origem polar.
O sistema vai provocar a queda das temperaturas. Já deve fazer friozinho desde cedo nas cidades mais próximas ao Rio Grande do Sul. Até o final do dia, ocorre a redução das marcas nos termômetros nas demais regiões.
A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições meteorológicas, prevê o risco do registro de vento forte, com rajadas de até 70 quilômetros por hora, em algumas cidades, por causa do encontro entre a massa de ar mais quente que atua no Estado e o novo sistema, mais frio.
O domingo já amanhece com frio intenso, principalmente na Serra, onde os termômetros podem voltar a se aproximarem dos 2ºC e há a possibilidade da formação de geada nas cidades mais altas.
O mesmo ar frio que reduz os registros ajuda a afastar a nebulosidade para o mar, fazendo com que o sol volte a aparecer em todo o Estado e o tempo fique seco. As temperaturas máximas à tarde deve variar entre 15ºC e 20ºC à tarde.

Segunda e terça

O tempo deve seguir com predomínio de sol e sem condições de chuva na segunda-feira. O dia ainda começa com friozinho pela manhã, quando pode ocorrer geada em algumas cidades.
A situação muda um pouco na terça, feriado de 7 de setembro, quando as temperaturas sobem um pouco mais à tarde, ficando agradáveis em boa parte do Estado. O sol continua a aparecer em todos os municípios.

Fenômenos

As temperaturas mais baixas no começo da manhã e a alta no índice de umidade no ar provocam a formação de nevoeiros nas diferentes regiões do Estado pelos próximos dias.
O aumento do índice de umidade, no entanto, deve diminuir a névoa verificada nos últimos dias em boa parte das cidades provocada pela fuligem em suspensão no ar empurrada para o Sul do país pela massa de ar mais seco e quente que predominou nas últimas duas semanas.
O sistema trouxe para Santa Catarina a fumaça das queimadas do Centro-Oeste do Brasil, deixando o céu acinzentado, com uma espécie de névoa que prejudicava a visibilidade no decorrer do dia.

Mar

A frente fria deve deixar o mar mais agitado na costa catarinense nos próximos dias, com risco para a navegação, e ondas de até 2,5 metros nas praias. DIARIO.COM.BR

DIARIO.COM.BR

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: