segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Criminalidade avança para a Região Norte

Bairros mais distantes do Centro são alvo constante de assaltos e mortes

BLUMENAU - Todos os dias pelo menos um crime é registrado pela Polícia Militar nos bairros mais afastados do Centro. As principais ocorrências registradas são furtos e roubos. Os bairros da margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, localizados na Região Norte da cidade, são os que aparecem com maior frequência nas páginas policiais. Ponta Aguda, Nova Esperança, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess, Fortaleza Alta, Fidélis, Salto do Norte, Badenfurt, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava encontram-se na região que hoje mistura desenvolvimento com crescente criminalidade.

Na última quinta-feira, às 18h30min, mais um estabelecimento entrou para as estatísticas de crimes na Itoupava Central. A padaria Dona Ana, instalada há quase três anos no bairro, foi assaltada pela primeira vez, por dois jovens armados com um revólver calibre 32. Os dois roubaram R$ 200. Um deles era um adolescente de 14 anos.

Segundo o proprietário da padaria, Laércio Schlichting, os moradores e comerciantes da região estão inseguros, pois todos relatam que já foram assaltados pelo menos uma vez. Para Schlichting, a violência piorou nos últimos cinco anos. A prova disto é que antigamente os comerciantes deixavam as mesas e cadeiras do lado de fora e até as portas abertas, durante a noite. Hoje, o cenário é outro.

O crescimento da violência na Região Norte preocupa não só os moradores locais, mas também as autoridades. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, coronel Álvaro Luiz Alves, apesar de não ter números exatos, afirma que houve um aumento dos assaltos a mão armada nos bairros. Os crimes chegaram a causar o cancelamento do serviço de Bike Patrulha no Centro. Os policiais que atuavam nas bicicletas foram deslocados para trabalhar em viaturas na Região Norte.

Alternativa cogitada há vários anos, a instalação de um batalhão da Polícia Militar na região das Itoupavas não tem previsão para sair do papel. A PM ainda aguarda a doação do terreno.

MORGANA MICHELS|Especial/Jornal de Santa Catarina 

CRIMES REGIÃO NORTE

- Dos 20 assassinatos de 2009, 10 foram cometidos em bairros da Região Norte

- Dos 21 homicídios registrados até agosto de 2010, 6 ocorreram na Região Norte

- A Polícia Militar registrou na região, de janeiro a agosto, 1.388 ocorrências policiais como crimes e contravenções. No restante da cidade, foram registradas 6.430 ocorrências do mesmo tipo

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

3 comentários:

Flávio disse...

Ponta Aguda fica na região norte?

Blumenau Agora disse...

Até onde eu sei, Ponta Aguda, é considerada como região norte. Apesar de estar praticamente no centro.

Anônimo disse...

Fruto daquelas notícias da imprensa que vangloria a cidade como uma das que mais cresce no país e onde o emprego é farto. Daí vem gente de todos os lugares achando que tudo aqui é um "paraíso". Muitas delas sem nenhum tipo de profissão. Daí se deparam com a realidade e só resta a criminalidade para "sobreviver".
Outra parte vem para cá incentivadas pela "BadernaFest".