quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chega a 114 número de prisões em operação policial nesta quarta-feira em Santa Catarina

Ação das polícias Militar e Civil é feita nas 51 cidades mais populosas do Estado

A operação integrada entre as polícias Civil e Militar nesta quarta-feira em Santa Catarina resultou na prisão de 114 pessoas até o começo da noite. Foram 103 mandados de prisão cumpridos e 11 autos de prisão em flagrante. A ação feita em 51 cidades mais populosas do Estado envolveu 700 policiais e 225 carros.

A ordem para priorizar capturas partiu do secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP), André Luis Mendes da Silveira. Há quatro meses no cargo, André, que é delegado de polícia, entende que as operações levam à população sensação de segurança e mostram a mobilidade e ostensividade dos efetivos policiais.

Esta foi a sexta operação desse tipo coordenada pelo titular da SSP. Nas cinco últimas, 505 pessoas foram presas.

Nesta quarta-feira, o objetivo era prender mais 200 pessoas. A SSP não divulgou a quantidade dos crimes pelos quais há os mandados. Mas grande parte é por delitos de menor potencial ofensivo, como furto e receptação. Isso significa que os presos não ficam muito tempo na prisão, pois recebem alvarás de soltura da Justiça para responderem em liberdade.

Até dezembro, a prioridade policial em Santa Catarina será capturar foragidos da Justiça. Mas, mesmo se tivesse condições, a polícia não poderia cumprir todos os 17 mil mandados que faltam no Estado em razão da falta de vagas no sistema prisional. Nos últimos meses, 400 vagas foram abertas em Santa Catarina. Foi esse planejamento que possibilitou as operações da SSP.

Entre os presos também há envolvidos em assaltos, tráfico de drogas e assassinatos. Em Florianópolis, no Morro da Serrinha, foi preso um homem condenado por assalto. Na Lagoa da Conceição, os policiais apreenderam em uma casa dois quilos de maconha. O morador foi preso em flagrante.

Em Braço do Norte, no Sul, uma quadrilha de traficantes que agia na região foi presa. A polícia apreendeu com o grupo cerca de 30 gramas de crack, um revólver calibre 32 e munição. A SSP divulgará nesta quinta-feira o resultado final da operação.

DIÁRIO CATARINENSE/JSC

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: