sábado, 18 de setembro de 2010

Ambev é condenada por obrigar trabalhador a cantar hino de guerra

Companhia de bebidas terá que indenizar funcionário em R$ 16 mil por dano moral

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) foi condenada a pagar indenização de R$ 16 mil por dano moral a um de seus ex-vendedores. A empresa foi processada porque o obrigava a cantar hinos de guerra, inclusive com palavrões, no início da jornada de trabalho. A decisão foi dada pela 2º Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal).

De acordo com o juiz Grijalbo Fernandes Coutinho, redator e revisor do acórdão, a empresa constrangeu e humilhou o funcionário com a atitude. Segundo o processo, o hino era entoado primeiro pelo supervisor de vendas e foi escrito pelo gerente do trabalhador.

Por outro lado, a Ambev afirmou que os vendedores não eram obrigados a entoar o hino. Mas uma das testemunhas do processo declarou que já foi reprimido por não cantar e participar da ação.

Na sentença, o juiz considerou que a venda de bebidas não pode ser transformada em movimentos militares de resistência, da destruição de adversários e da total entrega dos empregados aos desejos empresariais.

O valor da indenização equivale a dez vezes o valor do maior salário recebido pelo ex-vendedor. Além disso, o funcionário reclamou também o pagamento de horas extras trabalhadas fora da empresa, que foi condenada a pagar adicional de 50% sobre o valor destas horas.

R7

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: