segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Temperaturas mínimas podem variar de 0ºC a 2ºC nesta terça-feira na Serra

Previsão é de frio e céu encoberto em todas as regiões de Santa Catarina

O frio deve continuar nesta terça-feira em Santa Catarina. A previsão é de um dia com céu encoberto e chuviscos em todas as regiões do Estado. Uma massa de ar polar atua sobre o Sul do país, e, por isso, é indicado a moradores de todas as regiões que levem um agasalho ao sair de casa. As mínimas podem variar de 0 a 2 graus Celsius (ºC) na Serra no começo da manhã.

As temperaturas serão mais baixas também no Oeste, com mínimas de 1ºC a 3ºC. No Sul do Estado, os termômetros podem marcar entre 4ºC e 6ºC, de acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do Estado.

No Vale do Itajaí, são previstas mínimas entre 5ºC a 7ºC. No Planalto Norte, 4ºC a 5ºC, e em Joinville, 12ºC a 13ºC.

Moradores das áreas mais altas da Grande Florianópolis podem enfrentar temperaturas de 8ºC. Próximo ao mar, as mínimas devem variar entre 11ºC a 13ºC. À tarde, as máximas não devem passar de 16ºC no Litoral.

Martins explica que não estão previstas chuva mais forte nem rajadas de vento mais intensas nesta terça-feira. As condições para navegação também se mantêm normais.

Apesar do frio, como o céu está encoberto e com chance de chuva, também não deve haver formação de geada.

Nevoeiros

Os motoristas devem estar atentos às condições de visibilidade nas estradas e rodovias do Estado. Está prevista a formação de nevoeiros em todas as regiões nesta terça-feira, os quais devem se dissipar ao longo da manhã.

Semana começou com temperaturas negativas

Urupema, na Serra Catarinense, voltou a registrar a menor temperatura do Estado nesta segunda-feira. Entre a madrugada e a manhã, os termômetros atingiram 3,6 graus Celsius (ºC) negativos na cidade que, em julho, registrou a menor marca no ano em todo o país: -7,8ºC.

Mas não foi só no município onde as mínimas ficaram abaixo de 0ºC. Em São Joaquim, um dos principais destinos turísticos na região, o frio chegou a - 2,9ºC, segundo dados da Epagri/Ciram.

Entre o Meio-Oeste e o Vale do Rio do Peixe, também fez frio intenso durante a madrugada. As menores temperaturas ficaram em torno de zero grau. Nas demais regiões, as marcas variaram entre 3ºC e 12,9ºC (Confira na tabela abaixo).

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, adianta que, durante toda a semana, o frio continua intenso. Há possibilidade de novos registros negativos na Serra entre terça e quarta-feira.

Neve

O meteorologista ressalta que, apesar do frio rigoroso, a possibilidade do registro de neve é remota por causa da temperatura nos diferentes níveis da atmosfera. Os registros não estariam baixos o bastante para que os flocos de neve que se formam nas nuvens cheguem até a superfície sem se desmanchar.

Mas outros dois fenômentos têm chances de ocorrer: a chuva congelada e a chuva congelante. O primeiro ocorre quando os flocos de neve encontram um ar mais quente antes de chegar à superfície.

O aquecimento faz com que o floco se transforme numa gota de chuva resfriada (formação semelhante a do floco de neve).

Já o fenômeno chuva congelante se forma quando a gota de chuva resfriada encontra com uma superfície com baixa temperatura, em torno de 0ºC. Ao encontrar a superfície, a gota congela-se. 

— Para que fosse possível a ocorrência de neve, o ar teria que estar frio em todas as camadas, permitindo que o floco viajasse até a superfície sem sofrer alterações — explica.

DIARIO.COM.BR/JSC

Mais notícias:

Veja esse vídeo e descubra porque não se deve beber e dirigir. ATENÇÃO: CENAS FORTES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO  http://bit.ly/cG1Qvh

Para visitar o Blog completo  http://bit.ly/bplp50 

Nenhum comentário: