domingo, 8 de agosto de 2010

Secretaria de Educação quer fechar salas de aula por número insuficiente de estudantes em SC

Maior colégio estadual do Sul do Estado perderia sala de magistério e 1º ano do Ensino Médio

Ana Paula Cardoso 

O maior colégio estadual do Sul de Santa Catarina, o Sebastião Toledo dos Santos, conhecido como Colegião, em Criciúma, está prestes a ter duas salas de aula fechadas — uma de Magistério e outra de 1º ano do Ensino Médio, por determinação da Secretaria Estadual de Educação.

Conforme os professores, a Secretaria alega que as turmas, cada uma com 17 alunos, são compostas por número insuficiente de estudantes. A dissolução delas ocasionaria superlotação de outras salas de aula.

De acordo com a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Cintia Souza, inicialmente, a determinação era de fechar quatro turmas, mas os professores contestaram e duas seriam mantidas. Na quarta-feira passada, a secretaria teria informado de que todas deviam ser encerradas.

A turma de 1º ano trata-se de um grupo criado pela Secretaria para possibilitar o ensino da Língua Espanhola. Em 2005, explica Cintia, uma lei federal obrigou as escolas públicas e privadas a oferecerem a disciplina, mas, em 2009, a secretaria teria excluído da grade.

Diante da reação do sindicato, criou essa turma na escola. E a outra é uma turma de 3º ano de Magistério, que forma professores e precisa de supervisão de aulas práticas.

Ameaças

— Os professores já sofreram ameaças da Secretaria de terem a folha de pagamento trancada. Isso não é uma questão salarial, mas de qualidade de ensino — protesta Cintia.

A vice-coordenadora estadual do Sinte, Janete Medeiros, afirma que entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação e foi orientada a encaminhar uma denúncia por escrito ao secretário em exercício, Silvestre Heerdt.

— Não há tempo hábil para isso. O Ministério Público recomendou a essa escola que a partir de 2009 o número de alunos em sala é de 24, o que não conseguimos cumprir ainda e temos 30 em média. Se desrespeitarmos a pedido da Secretaria isso vai causar superlotação — alerta Janete.

Em acordo entre os professores da escola, ficou decidido que as aulas serão mantidas, mas em horário reduzido, 30 minutos. Para segunda-feira estão programadas manifestações na escola.

O que diz a secretaria

O diretor de Educação Básica do estado, Antônio Elízio Pazeto, afirma que a Secretaria está ciente do caso e reanalisando a situação. Disse que nesta segunda-feira a Secretaria terá posições mais esclarecidas.

Jornal de Santa Catarina

Ver o Blog completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: