Alguns funcionários e donos de postos acreditam que a medida reduzirá risco de confusões
Acabou o esquenta da balada. A cervejinha depois do jogo de futebol também não pode mais. Se você tinha esse hábito em postos de combustíveis e lojas de conveniências é melhor começar a pensar em outro lugar.
Uma portaria da Polícia Civil proibiu o consumo de bebida alcoólica nesses ambientes em Santa Catarina, principalmente à noite. A medida começará a valer com a sua publicação no Diário Oficial, o que está previsto para os próximos dias.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) afirma que o objetivo é reduzir a criminalidade em áreas de risco. Segundo a SSP, 64% dos crimes resultantes em morte (assassinatos) no Estado acontecem em via pública, estabelecimentos comerciais ou bares e similares.
— É uma medida para coibir a violência e as aglomerações nos postos — afirma o delegado Rodrigo Bortolini, gerente de fiscalização de jogos e diversões da Polícia Civil.
A intenção da gerência no início era proibir o consumo de álcool 24 horas nesses lugares. Mas houve reação de alguns integrantes de sindicatos dos postos e uma segunda portaria acabou sendo editada. Ela limita a proibição do consumo em alguns horários. A comercialização continua liberada.
A fiscalização será feita pela gerência de jogos e diversões e os outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar. Os postos que descumprirem estão sujeitos à interdição, multa, suspensão ou até cassação do alvará de autorização de funcionamento. Na Grande Florianópolis, a maioria dos postos já está cumprindo a medida.
Medida não é unanimidade
Os funcionários dos postos e lojas de conveniência aprovaram a portaria. Afinal, sem o consumo de álcool são menores os riscos das confusões por clientes que exageram. Mas a medida não é unanimidade entre os donos dos estabelecimentos, pois o fim do consumo pode afetar o bolso do dono do negócio.
O presidente do Sindicato dos Revendedores Varejistas de Combustíveis de São José e Região, Paulo Daniel Dams, questiona por que a fiscalização não atua também nos pontos de cachorro-quente, onde também acontece o consumo de cerveja. Ele não quis se manifestar sobre como os postos insatisfeitos reagirão à portaria.
Roque André Colpani, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Litoral Catarinense, pensa que os empresários precisam entender que é fundamental o fim das aglomerações e das bagunças geradas nos postos pelo consumo do álcool. Em Santa Catarina estima-se a existência de 1,9 mil postos, sendo que a grande maioria deles tem lojas de conveniência.
| Veja os horários em que está proibido o consumo de bebida alcoólica em postos de combustíveis e lojas de conveniências |
| Fonte: Portaria 002/2010 da Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões da Polícia Civil de Santa Catarina |
| Das 22h às 8h de domingo à quinta-feira Da 0h às 8h de sexta-feira, sábado e véspera de feriado |
Em alguns locais já há placas com a proibição – Foto: Daniel Conzi
Jornal de Santa Catarina – Reportagem: Diogo Vargas
Mais notícias http://bit.ly/bplp50
Um comentário:
Estava na hora de acabar com esta baderna.
Postar um comentário