sábado, 28 de agosto de 2010

Pais têm quatro dias para comprar cadeirinha de carro e evitar multa gravíssima de R$ 191

Nova lei de trânsito vale a partir do dia 1º e multa quem não tiver equipamento

Quem ainda não comprou a cadeirinha de carro deve aproveitar os últimos dias antes de a nova lei de trânsito entrar em vigor. A partir da próxima quarta-feira (1º) - daqui a quatro dias -, as crianças de até sete anos e meio não poderão mais andar soltas no banco de trás do carro. As cadeirinhas especiais se tornam obrigatórias e quem não cumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, pagar R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira.

As cadeiras variam de acordo com peso e idade da criança. Até um ano, as cadeiras são do tipo “bebê conforto”, com o assessório virado de costas para o motorista e de frente para o banco do carro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas presas ao cinto.

De quatro anos a sete anos e meio já é possível usar os chamados “assentos de elevação” e usar o cinto de segurança dos veículos. Só a partir dos sete anos e meio é que as crianças passam a usar o cinto de segurança do carro, sem a necessidade das cadeirinhas.

As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto estabelecia uma adaptação de dois anos. A fiscalização deveria ter começado em junho, mas foi adiada para setembro.

Cadeirinhas obrigatórias por idade

Saiba como escolher o modelo ideal para seu filho

Untitled1 Untitled1

Untitled1

Untitled1

folha.com.br

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: