domingo, 29 de agosto de 2010

Imprensa repercute falsa história de restaurante canibal como sendo verdadeira

A reportagem sobre um suposto restaurante canibal que seria aberto na Alemanha, e que estaria procurando voluntários para fornecer seu principal ingrediente - carne humana -, ganhou repercussão em diversos jornais, emissoras de TV, agências e portais de notícias, e foi tida como verdadeira.

Jornais estrangeiros, como o alemão Bild, o inglês The Guardian, e até mesmo a Folha de S.Paulo noticiaram o polêmico menu do restaurante brasileiro Flimé e a possibilidade de Berlim abrigar uma filial.

A imprensa falava sobre o estabelecimento que utilizava da cultura canibal de uma tribo de índios de Rondônia (RO) para atrair clientes. Um vídeo postado no YouTube, em que o chef do restaurante é entrevistado, chegou a ganhar legendas em inglês.

De acordo com o site Opera Mundi, existem evidências de que a matéria tenha sido forjada. Tanto o restaurante quanto o vídeo com entrevista do chef seriam falsos. Nenhuma identificação sobre a repórter que o entrevista ou da emissora aparecem nas imagens.

A reportagem do Opera tentou contato com o restaurante, por meio do número de telefone disponibilizado no site. No entanto, ao ligar, descobriram que o número era de uma agência bancária, que usava aquela linha há mais de 20 anos.

Sobre o restaurante, a Folha havia destacado a estranheza provocada pela possível abertura de uma filial do Flimé na Alemanha. O jornal publicou declarações do vice-presidente do partido União Democrata-Cristã de Berlim, Michael Braun, e o caso de um técnico de computação que teria tido seu pênis decepado para ser usado como ingrediente. 

Portal IMPRENSA

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: