quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chance de neve não está descartada em outras regiões de Santa Catarina

Fenômeno já foi registrado na Serra na madrugada e manhã desta quarta-feira

Um item indispensável para os moradores da Serra Catarinense, além do agasalho reforçado, é a máquina fotográfica para registrar a neve que cai desde a madrugada desta quarta-feira. Apesar dos flocos não cairem constantemente, já cobriram de branco a paisagem. Existe a possibilidade do fenômeno se repetir nas cidades mais altas do Oeste e Meio-Oeste nas próximas horas.

A baixa temperatura e a alta umidade no Estado favoreceu a formação de chuva congelada (quando os flocos de neve se transformam em gotas de chuva congelada e atingem a superfície) acompanhada de neve nos municípios de São Joaquim, Urubici, Urupema e Anita Garibaldi.

De acordo com a Epagri/Ciram, orgão que monitora as condições climáticas no Estado, a chance de neve em outras regiões é ainda maior entre a noite e madrugada de quinta-feira, quando as temperaturas devem cair.

O fenômeno não deve acontecer em áreas de pouca altitute, segundo o meteorologia Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteoroligia
. Ele explica que a condição ideal para a ocorrência da neve é a combinação de temperatura baixa na superfície e umidade do ar.

A massa de ar polar, que já atua no Estado desde o fim de semana, mantém o tempo frio durante todo o dia. De acordo com Puchalki, as nuvens que provocam chuva funcionam como um "tampão" que impede a queda mais brusca de temperatura.

A garoa que cai desde manhã na maioria das cidades deve continuar durante todo o dia, junto com o vento Sul, que sopra com intensidade fraca a moderada, aumentando a sensação de frio em todo o Estado.
Estrada no Morro da Igreja ficou coberta de gelo na manhã de quarta-feira - Foto:  José Marcos Hack Barreto/Leitor-repórterJosé Marcos Hack 
Barreto/Leitor-repórter / 

DIARIO.COM.BR/JSC

Mais notícias  http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: