sábado, 14 de agosto de 2010

Cartazes em frente a universidade recrutam prostitutas, em Blumenau

Repórter se passa por candidata à vaga e conta detalhes do aliciamento

image

Os cartazes em pontos de ônibus e postes da Rua Antônio da Veiga, próximo à universidade, anunciam a vaga. A promessa é de ganho mensal até R$ 2 mil. Experiência no ramo, pouco importa. O melhor horário é o comercial, quando a maioria dos clientes, casados, está disponível. Assim funciona o aliciamento de mulheres para prostituição em Blumenau. Para desvendar os detalhes da prática criminosa, a editora-assistente do Santa Cleisi Soares apresentou-se como candidata e conta detalhes de como ocorre o recrutamento de garotas de programa.

Depois de ver o cartaz, o primeiro contato com a cafetina foi por telefone (ouça o áudio). No dia seguinte, a falsa candidata foi pessoalmente à casa azul, com paredes internas rosa, no Bairro Ponta Aguda. Ali, quatro jovens trabalhavam no início da tarde. Esperavam os clientes de salto alto, vestidas com calcinha e sutiã, protegidas do frio apenas por um casaco. Fora do prostíbulo, elas assumem seus verdadeiros nomes e têm vidas tradicionais, com marido, filhos, pai, mãe e amigos que nem desconfiam como elas ganham a vida.

Fiscalização? Raríssima. Quando a polícia aparece, é para conferir se há adolescentes trabalhando e se a casa tem alvará de funcionamento (sempre com nome fictício), e não para punir o criminoso que mantém local para exploração sexual, aproveita-se dos lucros da prostituição de outra pessoa, além de atrair ou induzir mulheres à prostituição. 

- Nosso foco é verificar se há adolescentes sendo aliciadas ou exploradas sexualmente. Hoje, fechar casas de prostituição não é a prioridade. Se houvesse mais efetivo policial, poderíamos ampliar nossa atuação - afirma o delegado Waldir César Padilha, que atua temporariamente na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Blumenau.

Confira a reportagem completa na edição impressa do Santa deste fim de semana.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: