quinta-feira, 1 de julho de 2010

Expedição Alasca já está na América do Norte

Depois de muitas aventuras pelas Américas do Sul e Central, o grupo dos “fazedores de chuva”, como também são chamados,  já encontra-se na América do Norte. Veja algumas passagens interessantes que aconteceram com os intrépidos motociclistas durante os últimos dias:

Ainda em território sul-americano, mais precisamente na Colômbia, o grupo teve a oportunidade de provar deliciosas formigas torradinhas e conhecer de perto aquele que é talvez o mais famoso restaurante colombiano: Andrés Carne de Rés, conhecido por sua decoração inusitada e atrações igualmente “diferentes”. A passagem até o outro continente (Panamá, na América Central), deu-se via aérea, sobre o Tampão do Darien.

Já no Panamá, os motociclistas jantaram em um restaurante ao lado do canal do Panamá, onde era possível observar os navios lentamente, cruzando o estreito canal. Na Costa Rica, a passagem pelas lindas praias, e também a oportunidade de conhecer a árvore símbolo do País, o Guanacaste, que assemelha-se à um abajur. Depois vieram Nicarágua, Honduras (onde o grupo, em meio às pradarias Hondurenhas, comemorou solitariamente o primeiro gol do Brasil, frente à Costa do Marfim). E para ilustrar, no caminho para Honduras os PHDs depararam-se com a visão do Vulcão Telica, fumegante. Assustador e belo, ao mesmo tempo. Depois, El Salvador, Guatemala.  Aliás, na Guatemala o grupo passou por cima de túmulos. Sim, pois é assim que chamam as nossas “lombadas” ou “quebra-molas”.  Além disso, também na Guatemala o grupo conheceu a cidade de Antigua, patrimônio mundial da UNESCO, e que conta com 3 vulcões em seu território.

Depois, veio o México. No Istmo de Tehuantepec, em La Ventosa, o grupo experimentou de perto verdadeiras rajadas de vento, típicas da região, e que quase impossibilitam seguir em frente.  A região aproveita bem todo esse potencial energético, com grandes parques eólicos. Em Oaxaca, conheceram os alambiques artesanais de Mezcal. E seguiram um costume regional, que é de provar a bebida junto com uma larva, depositada dentro da garrafa da bebida por alguns desses alambiques. O que acredita-se por lá, é que aquele que ingerir os últimos goles (junto com a larva), adquire uma dose extra de coragem. Ainda em Oaxaca, conheceram também uma árvore com mais de 2000 anos: A Árvore de Santa María del Tule. São necessários 46 adultos para “rodear” a árvore.

Depois, alguns contratempos: Uma das Harleys com pneu furado, e outra que teimava em derramar “lágrimas”de óleo. Próxima parada: Estados Unidos da América !!!

O que é a expedição Alasca ?

Uma grande viagem de motocicleta Harley-Davidson, sem carro de apoio, a ser realizada, por alguns intrépidos motociclistas, através das Américas do Sul, Central e do Norte, partindo de Blumenau – SC com destino ao povoado de Prudhoe Bay, que fica às margens do Oceano Ártico (Alaska – USA), com um percurso estimado em 55.000 km, ida e volta, exclusivamente por estradas, rompendo fronteiras através de 18 países, durante 150 dias. A saída deu-se dia 29/05, saindo da cidade de Blumenau-SC.

IMG_6436

IMG_5799

IMG_6434

O resumo detalhado de cada dia da expedição (inclusive com fotos e vídeos), está disponível no site da expedição: http://www.expedicaoalasca.com.br

No site também é possível acompanhar cada movimento dos expedicionários, via satélite.

Os Participantes da Expedição:

Saindo do Brasil
PHD Chico: Edgar Treis Azevedo
PHD Evangelista: Alexandre Evangelista Junior
PHD Osmar: Osmar Luiz Becher

Saindo do Canadá:
PHD Jairo - Jairo Orlandi Filho

Saindo dos EUA:
PHD Italo: Italo Gasparotti Jr
PHD MACGYVER - Vanderson Vendrame

Fotos: Arquivo pessoal - PHD Chico

Nenhum comentário: