sábado, 3 de julho de 2010

Coligações ainda não fecharam lista de candidatos a deputados federais e estaduais em Santa Catarina

Nomes de novos aliados precisam estar contemplados

As três principais coligações ainda não fecharam a lista de deputados federais e estaduais que vão concorrer à eleição. A indefinição é por causa da demora para o fechamento das coligações. O prazo para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira.

Com os aliados chegados de última hora, juntaram-se novos nomes que precisam ser acomodados na lista. Todos os partidos têm que ser contemplados. A matemática não é simples. Só as coligações do PT de Ideli Salvatti e do DEM de Raimundo Colombo têm nove partidos cada uma.

Os candidatos devem ainda ser distribuídos pelo Estado de modo que se tenha representantes em todas as regiões. Eles também são cabos eleitorais. Por isso, a importância de ter nomes que tragam votos nas 293 cidades catarinenses.

Ainda tem outro entrave. Com a união dos partidos, surgem locais com mais de um nome de forte liderança, então, é necessário um acordo para que um só saia candidato.

— Muitas pessoas se tornaram candidato nos últimos dias. Agora, temos que fazer contas para chegar à lista — afirma o deputado Antônio Ceron, coordenador da campanha de Raimundo Colombo.

Participação feminina

Outro obstáculo, levantado pelo PT, DEM e PP, é o recrutamento de mulheres. Até agora, era preciso "reservar" 30% das vagas para elas. Com a minirreforma eleitoral de 2009, o verbo foi substituído por "preencher", ou seja, é obrigatório.

— Só faltam três nomes. Temos lideranças e pessoas com capacidade, mas que não tinham a eleição como projeto pessoal — explica José Roberto Paludo, secretário geral do PT.

Joares Ponticelli, presidente do PP, julga ser um erro a obrigatoriedade, que vai fazer com que mulheres que não se prepararam para a eleição sejam obrigadas a sair candidata. O PP só vai apresentar segunda-feira o nome de sua coligação.

O PT tenta acertar-se com o PSB. O aliado quer sair em chapa pura a deputado estadual, com 25 nomes. Mas a coligação de Ideli quer os partidos em chapa única, o que triplica o número de candidatos. A lei eleitoral define que, nos estados em que o número de vagas para a Câmara Federal não passe de 20 (Santa Catarina tem 16), se o partido sai em chapa pura, pode indicar até o dobro de vagas (80 para Assembleia e 32 para a Câmara) e, em coligação, pode registrar o triplo (120 para Assembleia e 48 para a Câmara).

O PPS, coligado com o DEM, lançará um candidato próprio ao Senado, Wesley Coller. Mas não se sabe se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai aceitar a candidatura. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve terça-feira a decisão que impede que as coligações estaduais de lançar mais de dois candidatos ao Senado.

As três principais coligações vão passar o final de semana trabalhando na nominata. A campanha começa terça-feira. Se o número de candidatos permanecer o estimado até sexta-feira pelos partidos, serão aproximadamente 500 candidatos disputando o voto dos 4,5 milhões de eleitores catarinenses.

Jornal de Santa Catarina - Cristina Vieira - Colaborou Viviane Bevilacqua

Quem vai disputar as eleições em Santa Catarina

Coligações

As Pessoas em Primeiro Lugar- Partidos
DEM, PMDB, PSDB, PPS, PSC, PTB, PTC, PSL, PRT

Candidatos

Governador: Raimundo Colombo (DEM)
Vice: Eduardo Pinho Moreira (PMDB)
Senador: Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB)
O PPS vai lançar um candidato próprio ao Senado, Wesley Collyer.
Deputado federal: 40
Deputado estadual: 120

A Favor de Santa Catarina
Coligação PT, PR, PRB, PC do B, PSB, PHS, PRTB, PPL, PSDC

Candidatos
Governador: Ideli Salvatti (PT)
Vice: Guido Bretzer
Senador: Claudio Vignatti (PT) e João Ghizoni (PC do B)
Deputado federal: 32
Deputado estadual: 100

Nome indefinido
Coligação PP, PDT e PT do B
Candidatos
Governador: Angela Amin (PP)
Vice: Manoel Dias (PDT)
Senador: Hugo Biehl, outro nome indefinido
Deputado federal: entre 20 e 30
Deputado estadual: entre 60 e 70

Sem coligação

Partido: PV

Candidatos
Governador: Rogério Novaes
Vice: Guaraci Fagundes
Senador: Fabiano Piovesan
Deputado estadual: 60
Deputado federal: 24

Partido: PSTU

Candidatos
Governador: Gilmar Salgado
Vice: Rosângela Barreiros
Senadores: Joaninha de Oliveira e Alex Sander Silva
Deputado Estadual: 2
Deputado Federal: 2
Senadores: Joaninha de Oliveira e Alex Sander Silva

Partido: PSOL

Candidatos
Governador: Valmir Martins
Vice: Marcos Soares
Senador: Paulo Piovesan
Deputado estadual: 12
Deputado federal: 4

Nenhum comentário: