domingo, 6 de junho de 2010

Propagandas de cerveja fora da lei

Estudo da Unifesp com cinco marcas famosas mostra que as publicidades de cerveja desrespeitam 11 dos 16 principais tópicos do Conar; entre eles, o fato de os atores aparentarem menos de 25 anos e o uso da mulher como objeto sexual

Por conta do apelo exagerado à sensualidade, o anúncio da marca Devassa, de propriedade do Grupo Schincariol, estrelado pela socialite Paris Hilton, foi retirado do ar no início deste ano. Entendeu-se, na ocasião, que uma das regras do Código de Autorregulamentação Publicitária havia sido violada.

Tal documento, na ausência de uma lei federal que imponha critérios às propagandas de cerveja, tenta disciplinar o tema trazendo condutas consideradas proibidas na divulgação da bebida alcoólica mais popular do país. Um estudo recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), porém, aponta que, dos 16 tópicos principais do código, 11 são desrespeitados pelas publicidades veiculadas na televisão.

A Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp selecionou as cinco marcas de cerveja com mais apelo, conforme verificado em levantamento anterior, entre a população vulnerável aos anúncios — crianças e adolescentes.

Em seguida, exibiu os comerciais de Sol, Nova Schin, Antarctica, Brahma e Itaipava do verão 2009/2010 a dois grupos. Um formado por 35 profissionais da área de direito, educação e saúde ligados ao tema da infância e adolescência. O outro composto por 181 garotos, com idade entre 14 e 17 anos, estudantes de escolas públicas. A avaliação de ambos foi de que apenas um terço do Código de Autorregulamentação é cumprido.

Entre os tópicos desrespeitados, está a idade dos atores, que não deveriam aparentar menos de 25 anos; a utilização da mulher como objeto sexual, e a linguagem pertencente ao universo infanto-juvenil, tais como animais humanizados, bonecos ou animações.

Para Ilana Pinsky, orientadora na pós-graduação em Psiquiatria da Unifesp, onde o trabalho foi executado, fica claro que a fiscalização por parte do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) não funciona.

“É como colocar a raposa para tomar conta do galinheiro”, afirma, referindo-se ao fato de a entidade ser formada por profissionais da publicidade.

Gilberto Leifert, presidente do Conar, diz desconhecer a metodologia utilizada pelos pesquisadores no levantamento. “Portanto, não posso comentar, mas considero um equívoco estabelecer o nexo causal entre publicidade e alcoolismo”, defende.

Paris Hilton foi garota-propaganda da Devassa: o anúncio foi retirado do ar, mas a moça deu seu show ao vivoParis HiltonA preferida

Pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) mostra que, de todas as doses consumidas anualmente por brasileiros adulto, de qualquer idade, sexo e região do país, 61% são de cerveja ou chope, 25% de vinho, 12% de destilados e 2% de bebidas “ice”.

Entre os homens, os dados são mais elevados: 11% bebem todos os dias e 28% consomem bebida alcoólica de 1 a 4 vezes por semana — caracterizando um consumo potencialmente arriscado do ponto de vista da saúde física e psicológica.

Fonte: Correio Braziliense - http://bit.ly/bOKnlz

Um comentário:

Anônimo disse...

Estas propagandas de cerveja tem algo em comum: são todas ridículas e afrontam nossa inteligência.