terça-feira, 22 de junho de 2010

PF vai enviar carros e lanchas apreendidos com traficantes europeus para SC

Veículos retidos no posto da PF em Rio Grande vão para o Estado vizinho, onde começaram as investigações

A Polícia Federal (PF) gaúcha vai protocolar junto à Justiça Federal até o final da semana o pedido para enviar para Santa Catarina (SC) os três carros e a lancha apreendidos com os traficantes europeus presos no sábado em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul (RS).

Um Land Crusier Prado, um Fusion, um Focus e uma lancha de 650hp estão retidos na sede da PF na cidade gaúcha. Os veículos eram usados pela quadrilha que tentaria embarcar através do porto marítimo 60 quilos de cocaína pura. Trazida da Colômbia, Bolívia e Peru, a droga seria comercializada na Europa.

Como a investigação se iniciou em março, em Florianópolis, o delegado João Manoel Vieira Filho, chefe do posto da PF em Rio Grande, optou por enviar os veículos para o Estado vizinho. Com os impostos em dia, os carros e a lancha estão registrados em nome de brasileiros, que serão chamados para depor. 

— Nossos colegas catarinenses possuem maior embasamento para avançar na investigação. No entanto, mantemos nossa frente de trabalho aqui — explica o delegado.

Durante o fim de semana, a PF monitorou a chegada da embarcação que levaria a droga até a Europa, porém não houve registro de presos. O navio, que teve o nome preservado, deixou Rio Grande na segunda-feira.

Os seis europeus estão à disposição da Justiça na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Na operação, foram presos os croatas Damir Simic, 28 anos, Slobodan Njegic, 45, (que usariam nomes falsos) e Aleh Ciceric, 30, mais o macedônio Miodrag Vojicic, 45, o montenegrino Niksa Ilic, 46, e o búlgaro Dragan Rangelov, 33.

FONTE: ZERO HORA/JSC – Reportagem de Guilherme Mazui

Nenhum comentário: