terça-feira, 8 de junho de 2010

Oposição quer investigar empresa responsável por finanças da pré-campanha de Dilma

Marqueteiros que trabalharam na campanha de Obama devem ser convidados a falar

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirmou nesta terça-feira (8) que a oposição quer agora investigar contratos assinados entre o governo e a Dialog Serviços de Comunicação e Eventos Ltda., empresa que tem como sócio Benedito Rodrigues de Oliveira Neto.

O empresário esteve presente ao encontro realizado no mês de abril no restaurante Fritz, em Brasília, em que integrantes do comitê da campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, teriam tentado contratar arapongas ligados a serviços de inteligência oficiais para montar dossiês contra adversários. Benedito foi ao encontro acompanhado do jornalista Luiz Lanzetta, que se afastou da pré-campanha no último fim de semana.

Fruet disse que tomará como base reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual desde 2004 as duas principais empresas da família de Benedito, a Dialog e a Gráfica Brasil, faturaram R$ 214,4 milhões em contratos com o governo.
- Vamos assinar um pedido de auditoria especial de todos os contratos realizados pela empresa [Dialog] com o governo.

Sobre Benedito, a reportagem do Estado afirma que ele foi o responsável por alugar ao menos duas casas que abrigam escritórios do PT na pré-campanha de Dilma, além do imóvel em que mora a ex-ministra da Casa Civil, no Lago Sul de Brasília. Além disso, diz que o empresário foi encarregado de cuidar das finanças e de toda a logística da pré-campanha da petista.

Segundo a reportagem, foi também Benedito quem trouxe ao Brasil os consultores norte-americanos da Blue State Digital, companhia que cuidou da campanha na internet do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para trabalhar no comitê de Dilma.

Com base nestas informações, Fruet disse que entregaria ainda hoje um requerimento assinado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para que os norte-americanos Scott Goodstein e Ben Self, este da Blue State Digital, sejam convidados a falar na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Um segundo pedido, explicou o deputado tucano, será dirigido ao ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage. Neste caso, segundo Fruet, a oposição quer convocá-lo porque a CGU ainda não respondeu a um pedido de investigação feito pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) sobre um evento realizado em Brasília com prefeitos no ano passado que teria sido pago pela Dialog.

Reportagem publicada pelo jornal O Globo no dia 1º diz que a empresa recebeu R$ 1,2 milhão para organizar um encontro de prefeitos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. O texto afirma também que um relatório preliminar da CGU confirmava irregularidades em contratos da Dialog com o Ministério das Cidades, dentre as quais pagamentos por serviços não executados.

Procurado, Benedito Rodrigues de Oliveira Neto não foi localizado. A pedido da assessoria de imprensa da Dialog, a reportagem enviou uma solicitação de entrevista por e-mail, mas ainda não obteve retorno.

Dossiês

Segundo Fruet, também seriam protocolados ainda hoje os pedidos para ouvir o ex-agente do serviço secreto da Aeronáutica, Idalberto Matias de Araújo, e o delegado aposentado da Polícia Federal Onésimo de Sousa, na Comissão Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso. Os dois estiveram no encontro realizado no restaurante Fritz, e de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo foram procurados para trabalhar em uma central de dossiês na pré-campanha de Dilma.

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário: