segunda-feira, 7 de junho de 2010

Copa terá 25 jogos transmitidos com tecnologia 3D

Rio foi escolhido para receber uma das salas de exibição

Cinquenta anos depois, torcedores de futebol voltarão às salas de cinema para acompanhar as partidas de uma Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, a Fifa e a Sony anunciaram que vão instalar cinemas em algumas das principais cidades do mundo para que torcedores possam acompanhar os jogos do campeonato na África do Sul em tecnologia 3D (três dimensões).

O Rio foi escolhido para receber uma das salas de exibição, enquanto o Brasil será a seleção que mais terá jogos transmitidos.

No total, 25 dos 64 jogos do Mundial da África do Sul serão transmitidos pela primeira vez com a nova tecnologia - sete pares de câmeras que permitirão o efeito 3D. Mas apenas uma fração dos países que receberão os sinais de transmissão da Copa poderão ver, por enquanto, os jogos pelo novo formato.

A abertura da Copa, entre a África do Sul e o México, será o primeiro jogo na história a poder ser visto pela tecnologia 3D. Os três compromissos do Brasil na primeira fase, contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, estão incluídos no pacote. Haverá também partidas da Alemanha, Holanda, Espanha e Argentina, mas a Fifa deixou Inglaterra e França de fora da programação.

Para os organizadores do projeto, a nova transmissão será tão revolucionária como os primeiros jogos em cores, novidade que surgiu na Copa de 1970, vencida pelo Brasil. "Lembro de estar na casa de um vizinho assistindo Pelé e Jairzinho bater a Itália em 1970. O que teremos agora é uma nova mudança de paradigma", disse o diretor de marketing da Sony, David Bush.

Mas, para muitos, será uma volta a uma antiga forma de ver os jogos: no cinema. Em 1958, o Canal 100 passou as partidas do primeiro Mundial vencido pelo Brasil nas telas do cinema, revolucionando a forma de acompanhar o futebol. Isso, agora, será possível também em cidades como Paris, Cidade do México, Berlim e outras, com a tecnologia 3D como novidade.

Mas a novidade não estará â disposição de todos. Apenas 26 países receberão a transmissão dos jogos da Copa. Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e possivelmente o Japão terão canais específicos para a nova tecnologia. "Esperamos que algumas centenas de milhares de pessoas possam ver o jogos nesse formato", afirmou o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: