terça-feira, 13 de abril de 2010

PRONUNCIAMENTO DE HOJE DOS VEREADORES DE BLUMENAU

VÂNIO: VALORIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Após participar da 2ª Conferência Regional de Economia Solidária, o vereador VÂNIO SALM (PT) relembrou que esse modelo de distribuição de riqueza não é bem aceito. Ele relembrou que na década de 1980 participou dos movimentos que buscavam defender os pequenos agricultores “para que eles não precisassem sair do campo e virarem mão-de-obra barata na cidade”.

Além de elogiar as cooperativas da cidade, o petista comentou um exemplo bem sucedido em Campos Novos: “Lá os trabalhadores rurais sem terra são um exemplo para o estado. Eles compartilham os produtos entre eles”. Ao mencionar que existem diversos repasses de verbas para a grande agricultura, Vânio Salm cobrou que os pequenos agricultores também sejam reconhecidos.

WANROWSKY: VEÍCULOS PESADOS DIFICULTAM O TRÂNSITO

A circulação de caminhões pipa no início da manhã e final da tarde tem gerado reclamações da população, conforme apontou o vereador MARCO ANTÔNIO WANROWSKY (PSDB). O principal argumento é de que estes e demais veículos pesados utilizados em obras dificultam o tráfego, que já é lento nestes horários. “Tem que se encontrar um horário que não tenha o mesmo pique do final da tarde”. Para o vereador, o assunto chama a atenção para a necessidade de se planejar o trânsito de maneira diferente.

Ainda em relação ao planejamento do trânsito, o tucano destacou novamente a situação das motocicletas em Blumenau, mencionando que há um número maior de acidentes do que ele imaginava. “São 40 mil motos em Blumenau. Há necessidade de planejamento específico para este tipo de veículo”. Ao cogitar a possibilidade de criar um corredor específico, Marco Antônio alertou que “esta terceira via já é feita pela direita e pela esquerda pelas motos”. Para ele, ainda é necessário ter mais cuidado na formação dos condutores e na fiscalização das vias.

SCHRUBBE CRITICA TEXTO DA LEI DO ATO MÉDICO

“Regulamentação sim, intromissão não”, resumiu o vereador MARCELO SCHRUBBE (DEM) ao abordar a lei do Ato Médico que será votada no Congresso Nacional. O democrata destacou que existem 14 categorias de profissionais da saúde que são favoráveis à regulamentação da profissão de médico, desde que isso não interfira nas demais profissões: “O que não é possível é impedir os outros profissionais de fazerem diagnóstico da sua própria área”. A necessidade de um médico em cada consultório apenas para assinar diagnósticos foi rechaçada por ele, que frisou a atual falta de médicos na saúde pública.

Outra ideia defendida por Marcelo Schrubbe foi a separação das profissões de médico e de paramédico, como já acontece em outros países. A necessidade foi observada por ele quando começou a atuar no Corpo de Bombeiros: “Hoje se alguém tiver perda de sangue não poderá ser feita a reposição na ambulância”.

MARÇAL CITA ARTIGO EM COLUNA DO JORNAL DE SANTA CATARINA 

A coluna do professor Gervásio Luz sob o titulo ‘O Gentil Tirano’, do JSC sobre a trajetória do ex-diretor Joaquim Floriano, do Colégio Pedro II, foi citada pelo vereador Zé Marçal. Segundo o vereador “o que no passado se chamava de disciplina, hoje se considera tirania. Discordo do título porque o Pedro II sempre foi a instituição numero UM da cidade, mas hoje não ostenta mais este título. A disciplina aplicada por Joaquim Floriani, era exemplar. Você ia para escola para estudar e não apenas para comer a merenda ou atrapalhar quem desejava aprender. Se não estivesse se comportando, era retirado da sala e mandado para casa”. O vereador relacionou o tema com a discussão sobre segurança e a proposta do democrata Jovino Cardoso, de adotar o Toque de Acolher, reafirmando a responsabilidade da família na educação dos jovens. Ele também considerou absurda a forma como a lei é interpretada atualmente.

BETO TRIBESS DESTACA BENEFÍCIO DE OBRA

A Secretaria de Serviços Urbanos, e os fiscais que atuam na região norte, especialmente na Fortaleza foram elogiados pelo vereador BETO TRIBESS (PMDB). Ele mostrou a calçada construída nas proximidades da creche Edgar Sasse, na Francisco Vahldieck, tirando os pedestres da pista de rolamento, especialmente as crianças. “É uma área muito utilizada e oferecia riscos para a comunidade”, assinalou Tribess.

Tribess aproveitou para cobrar mudanças no semáforo no cruzamento das ruas Francisco Vahldieck, com Samuel Morse e Hermann Tribess, que registra acidentes diariamente. De acordo com o vereador, é preciso fazer algo e os técnicos devem encontrar uma solução. “Como venho solicitando providências há quinze meses houve tempo suficiente para a realização dos estudos necessários”, disse.

HELENICE: MAIS INFORMAÇÕES AOS PAIS SOBRE ESTATUTO

A discussão sobre a criança e o adolescente, em evidência nos últimos dias, fez a vereadora HELENICE LUCHETTA (PSDB), reafirmar a posição sobre o tema: “Sou favorável a acolher os pais, com informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Ao mesmo tempo citou projeto de sua autoria que trata do assunto e da mobilização do seu gabinete junto a entidades e profissionais habilitados para difundir conhecimentos sobre o ECA.

Ao mesmo tempo destacou proposta do Senador Cristovam Buarque, que estabelece novos requisitos para o ‘Bolsa Família’. De acordo com o projeto, reunião de pais na escola, poderá ser requisito para bolsa família. Conforme Helenice, “a bolsa que concede benefício aos mais carentes, até então exige o cumprimento do exame pré-natal, acompanhamento nutricional da criança, freqüência de 85% na escola, mas tem que exigir mais dos pais. Não basta a criança ficar na escola, mas ficar na escola com qualidade, com aprendizado”. A vereadora considera relevante a iniciativa do senador, que vem ao encontro da sua proposta de levar até os pais, um conhecimento maior sobre o estatuto. “O artigo 129 do ECA, estabelece medidas contra os pais que são omissos na educação dos filhos”, enfatizou a parlamentar.

A vereadora também comentou sobre as carências no atendimento de alta complexidade em Blumenau, e defendeu a necessidade da aprovação do novo plano de cargos e salários na área da saúde. “Temos que nos privar do medo para poder avançar. É preciso discutir e aprofundar os estudos sobre a proposta dos profissionais da saúde para avançar. Não podemos admitir que serviços essenciais que Blumenau não tem, mas que outros municípios podem oferecer aos cidadãos blumenauenses, não sejam oferecidos, por não termos o especialista capaz de encaminhar através do SUS”, completou.

FÁBIO: REPUDIO A ATUAÇÃO DE MINISTRO DA INTEGRAÇÃO

A má aplicação de recursos pelo Ministério da Integração Nacional em obras de prevenção em todo país, mereceu o repúdio do democrata FÁBIO FIEDLER. Ele mostrou a capa do Jornal de Santa Catarina e o título “O que a Bahia tem?”, para transferir a indagação ao ex-ministro agraciado Geddel Vieira Lima. Conforme Fiedler, “os dados divulgados pela mídia nacional, vieram de um pedido de prestação de contas feito pelo senador Raimundo Colombo, que solicitou a abertura do entrave através do TCU, e foi o tribunal que atestou a falta de critérios e transparência na execução das ações da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e a incompetência do Ministério”.

De acordo com o vereador “os números divulgados foram que 64% dos valores foram investidos na Bahia. Em 2009, que foi o ano que mais precisamos dos recursos, dos 58,9 milhões disponíveis – 53, ou seja, 90% dos recursos foram destinados a Bahia, um Estado que sequer sofreu catástrofe natural. Não há como não ficarmos indignados. E esse ministro foi o mesmo que veio aqui no salão nobre prometer recursos, e depois ‘desprometer’. Agora é candidato a governador. É inadmissível que enquanto a Bahia recebeu 65% dos recursos, nós recebemos 3% e dividimos com outros 18 estados. Não é possível que na era da informática, não tenhamos o acompanhamento real da aplicação destes recursos”, disparou. O vereador também lembrou que o diagnóstico já havia sido pela Comissão Especial para acompanhamento dos recursos destinados a catástrofe, no primeiro semestre de 2009. “A Defesa Civil Nacional funciona através de medida provisória, o que é um erro, e os estados são atendidos por conveniência política. E nós temos que mostrar que somos a favor da tecnicidade em favor daqueles que necessitam. Quando ouvi o anúncio da liberação de 200 milhões ao Rio de Janeiro, voltei ao tempo em que recebemos promessa parecida. Deixo registrada minha indignação”.

DEUSDITH EXALTA PRÉ-CANDIDATURA DE ÂNGELA AMIN

O anúncio de que a deputada federal, Ângela Amin é pré-candidata ao governo do Estado foi relatado com entusiasmo pelo vereador DEUSDITH DE SOUZA (PP). Ele contou que no último final de semana, o Partido Progressista realizou um encontro com lideranças em Florianópolis, sob a presidência de Joares Ponticelli, onde foi divulgada a notícia. “Estiveram presentes quase 1.500 lideranças de todo Estado. Blumenau teve em torno de 30 lideranças. Fiquei surpreso com o número e com o entusiasmo de nossos filiados”, afirmou.

O parlamentar argumentou que em pesquisa do Instituto Datafolha a deputada Ângela Amim e a senadora Ideli Salvati aparecem com grande aceitação para administrar Santa Catarina. “Sabe-se que dificilmente este quadro mudará. Temos convicção de que são duas mulheres que irão para o segundo turno este ano”, salientou. Ele exaltou as ações de Ângela pelo Estado e apontou que devem ocorrer mudanças. “A tríplice aliança está agora somente com o PSDB e PMDB”, avaliou.

Suplente do PP

Deusdith de Souza também destacou que a partir de 04 de maio, o segundo suplente BRAZ BOM JESUS assumirá a cadeira do vereador João José Marçal pelo período de 30 dias.

NAPOLEÃO ENALTECE A FORÇA DO PROCON

A Lei do Procon, aprovada em 2009 pela Câmara Municipal, foi relembrada pelo vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB). “Foi um marco decisivo para garantir aos consumidores de Blumenau mais respeito e os direitos básicos”, refletiu. Antes da aprovação da lei o PROCON tinha apenas o direito de conciliar um acordo entre prestador de serviço e consumidor final, depois recebeu o poder de multar empresas que desrespeitam o consumidor. “Já fruto dessa lei diversas empresas mudaram a postura quando se trata de fornecer produtos e serviços na cidade, porque aqui a Lei é respeitada”, falou.

Bernardes ainda destacou que na tarde de ontem, o prefeito em exercício, Jens Juergen Mantau, acompanhou a transição da direção do Procon. Ele relatou que o novo diretor, Alexandre Caminha salientou que em 2010 o marco na defesa do consumidor blumenauense será as políticas públicas de educação para o consumo. O vereador também anunciou que com recursos da aplicação da Lei do Procon o município recebeu 25 mil cartilhas que serão distribuídas em escolas. “É através da educação que teremos consumidores cada vez mais informados de seus direitos”, avaliou. O tucano ressaltou que 95% das reclamações formuladas são de: agências bancárias, empresas de cartão de crédito, telefonia e TV a cabo.

VENEZA SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE PRONTO ATENDIMENTOS

“Cada dia que cobramos mais Unidades de Saúde e ESF’s percebo que só teremos qualidade de vida com implantação de Pronto Atendimento em todas as regiões da cidade”, observou o vereador ANTÔNIO JOÃO VENEZA (DEM). O parlamentar contou ter acompanhado ontem o Conselho Regional de Saúde, na busca por prioridades na região norte da cidade. “Estivemos na Itoupavazinha, Badenfurt, Testo Salto e Salto do Norte. Visitamos a Unidade de Saúde Gilson Piva para tratar de melhorias”, apontou. Veneza anunciou ter solicitado ao Conselho que apresente aos parlamentares a demanda atendida por cada unidade. O vereador apontou que o ESF Armando Odebrecht está dividido em duas equipes da saúde da família, e disse que a cada três mil pessoas atendidas é necessária a abertura de outra equipe, mas há falta de médicos para trabalhar. “No ESF Armando Odebrecht a equipe ‘um’ atende 1.130 famílias, sendo um total de 3.719 pessoas. E a equipe ‘dois’ atende 1.022 famílias, o que corresponde ao total de 4.057 pessoas. Já no ESF Gilson Piva II, a equipe atende 960, num total 2.964 pessoas”, assinalou. Ele também falou sobre a dificuldade em encontrar profissionais para atender na área da saúde e apontou que na Unidade Martin Volles há médico atendendo apenas uma hora por dia. “O problema não é Blumenau, mas o Sistema Único de Saúde”, declarou. Para Veneza se não houver uma reforma na saúde a situação ficará cada vez pior.

ZECA BOMBEIRO CRITICA ATENDIMENTO EM PRONTO-SOCORRO

A falta de atendimento imediata nos prontos-socorros da cidade, novamente mereceu destaque do parlamentar ZECA BOMBEIRO (PDT). “Na verdade são apenas prontos-atendimentos, porque se o paciente realmente necessitar não é atendido com urgência”, protestou. O pedetista afirmou conhecer casos de pacientes que chegaram às 14h e só foram atendidas às 19h. Ele ainda defende a implantação de um pronto- socorro ou até mesmo de um hospital regional. “É preciso garantir a segurança da saúde dos munícipes. Se os acidentados forem bem atendidos, mais vidas serão salvas”, reforçou.

O parlamentar também mostrou preocupação em relação à falta de segurança na BR-470, próximo à empresa Altenburg. Segundo o pedetista, muitas empresas estão se instalando no local, mas ainda faltam melhorias. “Não tem acostamento, a iluminação é precária e muitos acidentes ainda ocorrem ali”, apontou. O vereador disse que o crescimento só é positivo quando a segurança das vidas é preservada.

A notícia de que as seis rótulas prometidas para esse ano, na rua Dr. Pedro Zimmermann, não serão instaladas, também foi motivo de decepção para o pedetista. “Não sabemos o que responder à comunidade, que solicita e necessita dessa melhoria”, lamentou. O parlamentar lembrou que semanalmente acontecem acidentes com mortes no local. “Precisamos de uma solução, porque cobramos, vamos atrás, mas nada é feito para solucionar os problemas”, analisou.

Em outro momento, o parlamentar afirmou estar “espantado” com o trânsito na rua Ari Barroso próximo ao Corpo de Bombeiros. “Na semana passada, por volta das 18h, aconteceu um acidente e a viatura de emergência não conseguia sair, pois estava tudo fechado”, relatou. O vereador afirmou que vai solicitar ao Seterb a implantação de uma placa de sinalização, para que o local esteja livre para que os veículos saiam.

VANDERLEI: CULTURA BLUMENAUENSE SOFRE DESCASO

“Toda sociedade se estrutura através da cultura, ou então não existe”. A afirmação é do vereador VANDERLEI DE OLIVEIRA (PT) ao criticar a falta de investimentos na cultura de Blumenau. O parlamentar citou o movimento dos artistas da cidade em frente à Fundação Cultural, ao defender que cultura não é baseada somente nas festas realizadas no município. ”A cultura é muito mais do que Oktoberfest, Páscoa, Natal ou Ano Novo. Para pensar no assunto, devemos pensar também em música, teatro e dança”, ressaltou. Ao comentar sobre conferências e conselhos de cultura, o petista afirmou ainda que as propostas não são respeitadas pelo governo municipal. Vanderlei defendeu que o poder público tem a responsabilidade de responder aos artistas e garantir uma situação estável a eles. “A política geral de cultura da cidade está sendo um fracasso, enquanto a estrutura cultural é fundamental para um município”, reforçou. O vereador solicitou que o problema que considera “estrutural” seja resolvido, para que a cultura blumenauense tenha a valorização que merece.

NORMA INCENTIVA TRANSFERÊNCIA DO TÍTULO DE ELEITOR

A importância da transferência do titulo de eleitor para quem não está residindo na cidade natal foi destacada pela vereadora NORMA DICKMANN (DEM). “Sabemos que em Blumenau moram muitas pessoas que ainda não fizeram ou não passaram o título para nosso município”, alegou. Norma lembrou ser a próxima eleição a “mais importante”, por se tratar da escolha do presidente da república, senadores, deputados e governador. “O local para fazer ou transferir o título é o Fórum ao lado do Parque Ramiro Ruediger, e o prazo vai até dia 5 de maio”, informou. A democrata comentou ainda que jovens com 16 anos completos também já podem fazer o titulo. “É muito importante praticar a cidadania”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Blumenau

Nenhum comentário: