quarta-feira, 21 de abril de 2010

JENS MANTAU, PREFEITO! APENAS ATOS PROTOCOLARES

Quando o vereador e presidente da Câmara, Jens Mantau, PSDB, assumiu o cargo de prefeito por dez dias, disse que uma das suas metas seria conseguir recursos para Blumenau, mas o que conseguiu neste período foi o mesmo que ele faz como vereador, visitas aos bairros da cidade. E o  dinheiro que ele falou??

O dinheiro? seria esperar de mais de um prefeito de apenas dez dias, você não acha??

MOÇÃO DE PROTESTO

O vereador Zeca Bombeiro, PDT, apresentou nesta terça-feira,20/04, Moção de Protesto, contra os que praticaram a violência aos manifestantes que foram a Pomerode protestar contra a prática da puxada de cavalos.

“Houve um ato covarde contra quem foi até lá defender os animais, houve violência. Temos que pedir a paz, não podemos ficar calados”, argumentou o vereador.

CORREDOR DE ÔNIBUS

Apesar das reuniões para discutir a implantação dos corredores de ônibus na avenida Martin Luther e rua São Paulo, e a redução das vagas de estacionamento, o vereador JOVINO CARDOSO NETO (DEM), considera que o assunto não está resolvido. De acordo com o democrata, com a proposta da prefeitura, o comércio da região será inviabilizado, podendo acarretar o fim de muitos negócios e a dispensa de funcionários. “É preciso repensar e valorizar não só os usuários do transporte coletivo, mas o comerciante destas vias que depende do estacionamento para manter o seu negócio. Até porque, a mudança poderá levar a dispensa de funcionários”, alertou. Jovino prega a ampliação do debate para encontrara outras saídas e não tirar o emprego de muita gente. “Infelizmente o sistema viário está comprometido, e só há uma solução: a construção de viadutos e elevados”. Ele também considera que os ônibus já não são utilizados pela maioria, a não ser que se adote o GNV, para reduzir o preço das passagens. “Hoje trafegar de carro acaba sendo mais barato”, afirma o vereador Jovino Cardozo Neto.

PREFEITURA E CONSÓRCIO SIGA CONTRA

Não consegui entender até agora, porque a Prefeitura de Blumenau e o Consórcio SIGA são contra a instalação de gás GNV na frota de ônibus municipal. Se o GNV é mais barato e menos poluente, a cidade ganharia com menos poluição e o usuário pagaria um preço menor para andar nos coletivos.

Com a palavra a Prefeitura e o Consórcio SIGA!

3 comentários:

Anônimo disse...

A cidade de Blumenau tem ruas apertadas que não foram planejadas, tem construções antigas que ficam praticamente em cima das ruas com pouco espaço para calçadas, é besteira esta coisa de corredor de ônibus na rua São Paulo, a rua não comporta isto, a Prefeitura vai acabar é entulhando mais ainda o trânsito, vai prejudicar os comerciantes que estão ali a anos. Tem que encontrar outra solução.

Construção de Elevados? Viadutos? Seria perfeito pensarmos nisso, mais chega a dá medo se Blumenau não consegue terminar/cobrar que um viaduto termine no prazo,é de se imaginar a novela que seria.

jean claude disse...

Até seria mais barato e muito menos poluente com GNV, mas a passagem diminuir?? Aí "demora"

Anônimo disse...

A população de Blumenau cresce cada vez mais. A expansão urbana desordenada tem causado inúmeros transtornos que afeta diretamente a nossa qualidade de vida. O número de automóveis nas ruas ultrapassou a marca de 190.000 conforme registros do Detran. O perfil dos veículos em circulação revela o excessivo peso do automóvel individual – 1,53 veiculos por habitante.
Os resultados dessa realidade o blumenauense já conhece: violência no trânsito, congestionamentos constantes, ausência de espaços públicos para estacionamentos, explosão de infrações e de irregularidades nas vias.
Minha visão,temos sim que priorizar os transportes coletivos sobre o individual na implantação de outras tecnologias ou modais, mais ônibus e micro-ônibus, num sistema integrado, quem sabe em um pensamento com metrô (mais dá até arrepios só em pensar em fazer obras/buracos subterâneos na nossa bela Blumenau, ui).A implementanção do Plano Diretor de Transporte Publico Coletivo, com a criação do Consorcio SIGA tem que ficar às claras, regular a prestação dos serviços do transporte, disciplinando o papel de cada serviço (convencional, alternativo, especial, escolar e outros), com controle social,e punindo a contravenção.As licitações atuais devem atrair novos e mais serviços de ônibus e/ou microônibus SERVIÇOS COM QUALIDADE e com TARIFAS JUSTAS.
Outras ações são a criação de ciclovias e ciclofaixas, incentivos ao deslocamento dos pedestres e/ou locação pública de bicicletas; restaurar o planejamento de tráfego e resgatar o papel inovador das medidas de segurança, educação e coerção à violência no trânsito. Com a criação da faixa exclusiva para ônibus na rua São Paulo, esquecem as autoridades o principal: a qualidade de vida. Uma vez que as calçadas que ali existem não comportam ciclofaixas! Afirmo: Rua São Paulo NÃO TEM ESPAÇO!
A melhoria dos serviços de transporte público e do trânsito em Blumenau são desafios para o estabelecimento de uma nova cultura urbana na nossa cidade.
O Programa Paz no Trânsito é uma ação de combate à violência no transito e respeito ao pedestre.
Creio que com a participação da sociedade podemos criar um novo modelo de gestão que traga qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, porém não concordo com a imposição unilateral da prefeitura em simplesmente dizer que a ciclofaixa vai resolver o problema.
Isto é uma Mentira!