quarta-feira, 14 de abril de 2010

FALTA VONTADE POLÍTICA PARA UM TRANSITO MELHOR E MAIS SEGURO EM BLUMENAU.

Santa Catarina é hoje o segundo estado em acidentes de trânsito. Só perde para Minas Gerais.

quando se tem  vontade política e quer que as coisas mudem, as coisas acontecem.

Um exemplo é o que acontece no Rio de Janeiro. leia o artigo abaixo e você terá certeza de que apenas campanhas água com açúcar como o SETERB de Blumenau faz, não irá jamais acabar com a carnificina no trânsito de nossa cidade:

No mês passado, foram registradas pelo Grupamento de Socorro de Emergência (GSE), do Corpo de Bombeiros, 1.148 vítimas de acidentes de trânsito na capital, contra 1.488 em março do ano anterior. Uma redução de 340 casos (22,8%).

No feriadão de Páscoa, enquanto foi registrado aumento de 34% no número de mortes em acidentes de trânsito nas estradas de todo o Brasil, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, houve um decréscimo de 71,5% no número de vítimas fatais nas rodovias fluminenses. No Rio, em 2009, ocorreram sete mortes nas estradas. Em 2010, foram duas.

"Atribuo esses resultados ao estabelecimento de uma fiscalização constante e efetiva e, principalmente, ao trabalho de conscientização, que vem propiciando uma real mudança de comportamento dos condutores no Rio", avalia o porta-voz da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes.

Desde o início da Operação Lei Seca o número de vítimas no trânsito carioca vem caindo todos os meses. Em janeiro de 2010 em comparação com o mesmo mês de 2009, a redução foi de 27,6%. Em fevereiro, a queda ficou em 21,8%; dezembro, em 26,9%; novembro, 29,4%; outubro, 26,7%; setembro, 27,2% e em agosto, a diminuição foi de 23,3%. No mês de julho, a queda foi de 20,6%; em junho, 25,6%; em maio, 36,2%; e em abril, menos 23,6% vítimas de trânsito. De 19 de março a 19 de abril – período que compreende o primeiro mês da Operação –, o número de vítimas registrou queda de 19%.

Mais de 180 mil motoristas fizeram o teste do bafômetro

De 19 de março de 2009, quando a Secretaria de Estado de Governo lançou a operação, até a madrugada desta segunda-feira (12.04), 193.610 motoristas foram abordados em blitzes, 36.615 deles receberam multas e 11.218 veículos foram rebocados. No mesmo período, 14.913 carteiras de habilitação foram recolhidas e os agentes realizaram 182.373 testes com etilômetro. Foram aplicadas 2.449 sanções administrativas e 863 criminais.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes.

Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica ingerida. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem em bares, boates e restaurantes sobre o perigo de misturar direção e álcool.”

Fonte: http://www.frentetransitoseguro.com.br/

Para finalizar este artigo: Este ano em Blumenau já temos 16 óbitos no trânsito, 13 motociclistas. A idade média é de 18 a 35 anos e a maioria dos acidentes acontece de madrugada.

Se o Seterb não colocar seus agentes na rua para fazerem operações de trânsito com bafômetro e aplicarem a tolerância ZERO, muita gente ainda vai morrer e ficar com sérias seqüelas devido a acidentes.

Para que as coisas aconteçam só falta vontade política, porque os  agentes querem trabalhar.

Um comentário:

Zoltan Bergmann disse...

Parabéns por abordar este assunto com detalhes. Realmente precisamos de duas frentes: uma educar o motorista, outra planejar a malha viária. Nos dois casos seria importante contratar pessoal especializado para indicar a melhor maneira de resolver este desgastante assunto. Isto é assunto para profissionais especializados, não para curiosos.