domingo, 28 de março de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DENUNCIA GOLPE DA PIRÂMIDE

A denúncia foi feita no estado do Rio de Janeiro, mas a AFTB já está em todo o Brasil, inclusive aqui em Blumenau e região.

Cuidado, pois pode ser um golpe.  Vale a pena ter cuidado e ler a matéria abaixo:

20-01-2010 005Determinado o fechamento de Associação que prometia crédito, mas funcionava com o sistema pirâmide:

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio do Promotor de Justiça Júlio Machado, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, obteve liminar em Ação Civil Pública, no dia 05/02, contra a Associação Fruto da Terra Brasil, empresa que prometia crédito imobiliário a juros baixos, mas não tinha recursos próprios e funcionava em sistema de pirâmide.
Na liminar, a Justiça determina que as atividades da Associação devem ser imediatamente encerradas e o estabelecimento onde ela funciona, lacrado. Caso a Terra Brasil insista em cobrar dos consumidores prestações periódicas ou qualquer outro valor relativo ao seu Sistema Alternativo de Crédito (SAC), será multada em R$ 50 mil por dia. A empresa está ainda terminantemente proibida de veicular qualquer oferta ou publicidade que diga respeito ao SAC, recaindo em multa de igual valor, caso descumpra a determinação legal.
“A Associação promete ao consumidor que, se ele contribuir durante 30 meses com um milésimo do valor necessário para a aquisição da casa própria, à taxa de juros zero, terá o crédito imobiliário necessário para adquirir o imóvel. Ocorre que a Terra Brasil não tem recursos financeiros próprios para fazer os empréstimos e os métodos que usa para iludir o incauto consumidor são os mesmos utilizados nos chamados golpes da pirâmide”, ressaltou Júlio Machado.
Segundo simulação realizada pelo Banco Central, demoraria 14 anos, e não 30 meses, para a Associação ter fundos bastantes para fornecer cartas de crédito aos primeiros 2 mil inscritos no sistema. Além de funcionar como pirâmide, a empresa oferecia recompensa em dinheiro àqueles que obtinham novas adesões à Associação Fruto da Terra Brasil.

Fonte: Ministério Publico do Estado do Rio de  Janeiro.

6 comentários:

LUIZ disse...

NÃO E UM GOLPE AFTB E CERTIFICADA PLO MINISTERIO DA JUSTIÇA ESTA NO PROPRIO SITE DA AFTB ,O PROMOTOR QUE DENUNCIOU ENTENDEU QUE AS ENTREGAS DE CARTAS E ATRAVES DO SISTEMA PIRAMIDE ,SO PORUQE A AFTB PREMIA ANTECIPANDO PARA QUEM INDICA, MAIS NINGUEM E OBRIGADO INDICAR RECEBE NORMALMENTE COM 30 MESES EU FUI UM

Orientador Eraldo Nazário disse...

Concordo com o Luiz, Não se trata de Golpe e nem de pirâmide, mais sim de uma quebra de paradigma... e de interesses econômicos e políticos muito fortes, pois mantemos um sistema que depende dos nossos impostos que são um dos mais caros dos mundo... procure entender melhor a proposta, pois ela se baseou no Programa MegaBônus do Unibanco lançado em 2007 e que eu também participo e esse mesmo promotor também tentou detonar...

Anônimo disse...

O Juiz entendeu que é PIRAMIDE com base em laudo do Banco Central. E a liminar foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do RJ.
Nessa liminar se determinou o ENCERRAMENTO imediato dessa AFTB e a proibição de captar mais associados e de receber qualquer pagamento dos que já estão associados.
Quem colocou dinheiro nisso perdeu.

Unknown disse...

a AFTB não teve suas atividades encerradas, pois o encerramento de uma Associação, fora dos critérios estatutários, só se dará mediante sentença transitada em julgado, segundo o art. 5º da CF/88. A AFTB representa a revolução no acesso a casa própria, quem viver verá!

Anônimo disse...

WALTENIR, existe uma liminar em vigor desde 02/2010 determinando o fechamento da AFTB. É uma decisão judicial de observância obrigatória. Tanto que a sede da AFTB em São Paulo foi fechada.

Guilhemer disse...

WALTENIR, não diga bobagem. Liminar é ordem judicial e se cumpre. Não precisa transitar em julgado para surtir efeito.