quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pesadelos podem ser sintomas de doenças neurológicas

Pesquisa mostra que distúrbios do sono indicam sinais de demência e mal de Parkinson

Pessoas que têm pesadelos, gritam e chutam durante o sono correm mais riscos de sofrer doenças neurológicas, como demência e mal de Parkinson. Essa é a conclusão de um estudo que será publicado na edição de outubro da revista científica The Lancet Neurology.

Pesquisadores do Hospital Clínico de Barcelona, na Espanha, acompanharam por dois anos e meio as imagens neurológicas de 43 pacientes que enfrentam problemas para dormir durante um estágio do sono conhecido como REM, período em que ocorrem a maior parte dos sonhos. Os distúrbios identificados pelos cientista foram pesadelos, gritos e choros.

Desses pacientes, oito deles desenvolveram algum tipo de doença neurológica: cinco tiveram mal de Parkinson, dois sofreram demência e um desenvolveu atrofia multissistêmica. Todos esses oito pacientes tiveram imagens neurológicas consideradas anormais pelos especialistas.

Segundo o neurologista e autor do estudo Alex Iranzo, do Hospital Clínico de Barcelona (Espanha), um dos desafios dos cientistas é tentar diagnosticar os distúrbios neurológicos antes que eles aconteçam. Ele diz que, quando as doenças degenerativas começam a se desenvolver, não existem sintomas evidentes dos distúrbios.

No entanto, com esses novos resultados, os pesquisadores pretendem realizar imagens neurológicas em pacientes com distúrbios do sono para conseguirem diagnósticos mais precoces.

R7

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: