segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Postos de Blumenau ignoram proibição do consumo de bebidas à noite

Revendedores de combustíveis pedem auxílio da polícia para fiscalizar

    Foto:  Jandyr Nascimentoimage O consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis noite adentro está proibido há duas semanas em Santa Catarina, mas a portaria da Secretaria de Segurança Pública vem sendo ignorada por estabelecimentos de Blumenau. Quarta e quinta-feira passadas, o Santa percorreu 11 postos da região central onde há maior movimentação, principalmente de jovens. Em cinco a norma era descumprida.

Proprietários dos estabelecimentos dizem que orientam os clientes e alegam dificuldade para expulsar os que insistem em desobedecer. Mas há quem ainda desconheça a portaria.

- Temos cartazes e placas orientando, mas tem gente que não respeita. Eles não atendem os pedidos de funcionários, vêm bêbados e ainda ameaçam. Não temos poder de polícia para expulsar. É complicado, eu me sinto vítima e não vilão - argumenta Cezar Born, proprietário de dois postos de combustível na cidade.

Na maioria dos locais, a cena é a mesma. Pequenos grupos, de duas a quatro pessoas, tomam cerveja sentados diante das lojas de conveniência. Mas há locais onde grupos maiores se reúnem em torno da bebida. Quarta-feira, às 22h40min, na Itoupava Norte, 14 jovens transformaram um posto em balada.

Polícia

Para José Ângelo Peters, fiscal de Jogos e Diversões da Polícia Civil de Blumenau, a fiscalização dentro dos postos deve partir dos próprios empresários. Como o setor de fiscalização é pequeno (resume-se a uma pessoa), a Polícia Civil organiza operações aos sábados. Durante a semana, a fiscalização ocorre com pouca intensidade.

- Dentro do estabelecimento, o dono tem que manter a segurança. É a mesma situação da casa noturna.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Um comentário:

Anônimo disse...

Leis no Brasil são feitas só para os pobres.