terça-feira, 10 de agosto de 2010

Neve pode cair entre sexta-feira e sábado em Santa Catarina

Previsão indica mínimas perto de -6ºC Urubici e São Joaquim, na Serra, no fim de semana

Quem não conseguiu ver a histórica nevasca que caiu na semana passada em pelo menos 10 municípios de Santa Catarina pode ter uma nova oportunidade neste fim de semana. Alguns modelos de meteorologia apontam uma condição inicial de ocorrência do fenômeno entre a noite da próxima sexta-feira e a tarde de sábado.

Em seu site oficial, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) faz essa previsão para as Serras Catarinense e Gaúcha. O meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia da RBS, reitera a possibilidade, apesar de alertar que ainda é cedo para uma previsão mais concreta.

Na sexta-feira uma frente fria vai passar por Santa Catarina e provocar chuva em todas as regiões. Em seguida, uma forte massa de ar polar chega ao Estado e derruba as temperaturas, que deverão ficar negativas ao amanhecer de sábado e domingo na Serra.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas, no fim de semana são previstas mínimas próximas de - 6 graus Celsius (ºC) em Urubici e São Joaquim, na Serra, e de -4ºC em Caçador, no Meio-Oeste. As temperaturas podem ficar extremamente baixas na noite e de madrugada também no Planalto Catarinense.

Durante a tarde, o frio pode continuar intenso, com temperaturas máximas em torno de 0ºC em São Joaquim e de até 10ºC no Litoral.

Esta combinação de umidade e frio é uma das condicionantes para a neve que, se voltar a ocorrer, será nos pontos mais altos de Santa Catarina, nas regiões de São Joaquim, Urupema e Urubici. Puchalski lembra, porém, que as condições do tempo podem mudar de repente e eliminar qualquer possibilidade de neve.

Uma confirmação mais precisa será possível apenas a partir de quinta-feira, diz Puchalski. Enquanto isso, é bom ir se preparando e providenciando vagas nos hotéis. Independentemente de nevar ou não, o fim de semana promete ser muito frio, e muita gente pode subir a Serra.

DIÁRIO CATARINENSE/JSC

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: