sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Margem do rio vira lixão ilegal

Sabe quem cometeu o crime ambiental? Denuncie!

BLUMENAU - Garrafas e latas de cerveja, calotas e parabrisas de carro, vidros quebrados, borrachas, mangueiras, bombonas, telhas de eternit, isopor, espuma, TVs quebradas, tanque de lavar roupa, tambor de óleo e discos usados em oficina mecânica. Estes são alguns dos objetos encontrados na margem do Rio Itajaí-Açu, na Rua Arnold Hemmer, próximo ao número 2.400, no Bairro Badenfurt. O lixo jogado durante a madrugada pode levar até 800 anos para se decompor, além de liberar toxinas no meio ambiente. O poder público tenta identificar os infratores e conta com a ajuda das denúncias da população. A investigação será intensificada a partir de amanhã, garante a Faema.

Norma e Heriberto Tecsh são jardineiros e passam diariamente pelo terreno que desde o começo deste ano virou depósito ilegal. Quando voltam para casa, à noite, o terreno está limpo. De manhã, quando vão ao trabalho, o lixo se acumula na margem. A dificuldade de flagrar decorre, principalmente, do fato de quase não haver moradores.

– Moro no mesmo local desde que eu nasci e nunca foi assim aqui. Lembro que nós fazíamos piquenique, era tudo muito limpo – conta Norma.

O lixo encontrado na Rua Arnold Hemmer possui diversos tipos de agentes contaminantes, como metais pesados que prejudicam todo o ecossistema, explica o professor do Departamento de Ciências Naturais da Furb, Rudi Ricardo Laps:

– Como são diversos tipos de materiais, é difícil precisar o tempo de decomposição. Mas, como estão expostos ao sol e à chuva, antes da decomposição total eles serão quebrados em minúsculos pedaços, que podem ser ingeridos facilmente por animais como os peixes.

Ao comermos um peixe contaminado por algum metal pesado, como amianto, chumbo, cobre e alumínio, que certamente estão presentes no lixo encontrado no Badenfurt, nosso organismo irá acumular resíduos, afirma Laps, que podem provocar deformidades em fetos, problemas no sistema nervoso e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. O diretor de Operações do Samae, Moiséis Lazzari, acrescenta que o lixo pode demorar para se decompor, mas um dia ele vai atingir o solo e os mananciais, tornando a água tóxica:

– Conseguimos deixar a água totalmente pura e tratada de acordo com as normas internacionais, mas o processo é bem mais complicado. Seja uma lâmpada ou um lixo domiciliar, ele deve estar no lugar certo. Se cada indivíduo não fizer a sua parte, será impossível viver, e a água será a coisa mais cara do mundo.

MORGANA MICHELS|Especial/Santa
 
CRIME
A multa por jogar lixo em local impróprio varia de R$ 500 a R$ 60 mil. Em casos mais graves, a denúncia é encaminhada ao Ministério Público, que determina qual será a punição. Se a pessoa for pega em flagrante, terá que retirar o lixo do local.

FOTOS JANDYR NASCIMENTO

Em terreno baldio da Rua Arnold Hemmer, no Badenfurt, lixo é jogado durante a madrugada...image image

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: