quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mantida previsão de neve para o fim de semana em Santa Catarina

Massa de ar polar pode provocar menores temperaturas do ano

   Foto:  Guto Kuertenimage

O fim de semana que se aproxima pode ser o mais gelado do ano e ter neve em Santa Catarina. Os meteorologistas preveem a possibilidade de temperaturas ainda menores do que as que aconteceram durante a onda de frio no mês de julho, a maior do ano até agora, quando os termômetros chegaram a 7,8 graus Celsius (ºC) negativos em Urupema, na Serra.

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, o frio rigoroso também vai dar condições para novos registros de neve pelo Estado, já a partir da noite de sexta-feira, quando as menores marcas devem se aproximar de 0ºC na região Serrana.

As baixas temperaturas associadas à umidade do ar empurrada para o continente por um sistema meteorológico que está sobre o oceano criam condições para a formação de flocos de neve, principalmente nas primeiras horas do sábado, indica o meteorologista Leandro Puchalski. 

— Por enquanto, os dados meteorológicos indicam que haverá a combinação do frio com a umidade necessária para a formação de neve. Mas também há a possibilidade do centro de baixa pressão perder força ou se afastar-se para alto-mar entre quinta e sexta-feira, diminuindo a umidade sobre o Estado e, com isso, as chances de neve — ressalta o especialista, que monitora a situação.

Os menores registros nos termômetros devem ocorrer na madrugada de sábado na Serra. Como o céu deve permanecer encoberto entre o Oeste e a região, a temperatura não sobe muito à tarde, se aproximando dos 4ºC.

A nebulosidade diminui gradualmente no decorrer do sábado e, com ela, a possibilidade de neve. No restante do Estado, o sol predomina e o frio não fica tão intenso.

O domingo já deve ter tempo ensolarado em todas as regiões, com chance da formação de geada ampla em boa parte das cidades do interior.

DIARIO.COM.BR/JSC

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: