segunda-feira, 16 de agosto de 2010

INSEGURANÇA - Prainha para poucos

Moradores e frequentadores se dizem intimidados pela presença de usuários de drogas na área

BLUMENAU - O principal símbolo, enferrujado, refém do efeito do sol e da chuva . Ao redor da embarcação, canteiros sem flores, gramado morto e lixo espalhado. Área que abriga o Vapor Blumenau, a Prainha, que já foi ponto de encontro de famílias e palco para shows, hoje amarga o abandono. No lugar dos turistas, crianças e casais, jovens utilizam o espaço para, mesmo durante o dia, beber e usar drogas. Polícia Militar e Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) se revezam para tentar diminuir a sensação de insegurança e o consumo de drogas no local, mas admitem que a fiscalização na área é deficiente.

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Álvaro Luiz Alves, afirma que, mesmo com a costumeira presença de usuários de drogas no local, raramente os policiais são acionados para ir até a Prainha. No dia a dia, não há ações específicas de fiscalização na área.

– Não temos efetivo, isso é uma realidade. Enquanto o local for pouco frequentado e não houver moradores próximos, vamos continuar nos preocupando com lugares de grande circulação de pessoas, como o Parque Ramiro e a Vila Germânica – defende Alves.

A sensação de insegurança é relatada por moradores próximos e frequentadores, como o engenheiro civil e químico Alberto Müller:

– Lembro que a Prainha era muito movimentada, as pessoas faziam suas caminhadas, traziam as crianças para brincar. Agora, os jovens passam o dia todo bebendo e fumando.

Prefeitura afirma que não possui recursos para revitalização

Para o gerente do Conselho Municipal de Entorpecentes, Mauro de Medeiros, a sensação de insegurança só diminuirá quando a população voltar a frequentar o local:

– Casos de consumo de drogas e bebidas sempre ocorreram lá. Há dois anos, o consumo diminuiu, mas agora que o local está abandonado, está aumentando novamente. A prevenção é feita, mas se o usuário escolhe usar entorpecentes não podemos fazer nada, pois eles gostam de desafiar as autoridades.

A Secretaria de Planejamento Urbano reconhece que ainda não há previsão para a revitalização da área: qualquer intervenção no local esbarra na falta de recursos.

MORGANA MICHELS|Especial/Jornal de Santa Catarina

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Um comentário:

Anônimo disse...

Vergonhoso... Assim como o Parque Ramiro também infestado de "parasitas".
Já existem poucas áreas de lazer na cidade e as que estão disponíveis são tomadas por outro tipo de lazer... o lazer alucinógeno.
Vergonhoso para a policia que usa desculpas esfarrapadas como a falta de efetivo... Canso de ver viaturas paradas em conveniencias e supermercados com policiais "morcegando"...
Vergonhoso para o Governo Municipal que acredita que todos os problemas vem da falta de dinheiro... A falta de vontade sim que é o cancer da administração publica...