sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fim de semana deve ter frio intenso em Santa Catarina

Temperaturas podem ficar negativas na Serra

O fim de semana deve ser de frio intenso em Santa Catarina. Uma massa de ar polar chegou ao Estado e manterá as temperaturas baixas em todas as regiões.

O sábado começa com variação de nuvens e sol. Entre a Serra e o Oeste, o dia será mais nublado, com chance de chuviscos.

Ao amanhecer, as temperaturas da Serra podem ficar negativas. No Litoral, são previstas mínimas entre 9 e 11 graus Celsius (ºC), segundo a Central de Meteorologia da RBS.

Para o meteorologista Leandro Puchalski, o que chama a atenção é a previsão da máxima para a tarde de sábado na Serra, que não deve passar dos 6ºC. No domingo, há possibilidade de ocorrerem temperaturas ao amanhecer ainda mais baixas que sábado, com formação de geada ampla pelo Estado. Durante o dia, o sol volta a aparecer. 

Puchalski alerta que o ar polar sobre Santa Catarina é tão forte, que os termômetros podem registrar neste fim de semana mínimas tão baixas quanto as de julho, quando ocorreram as menores temperaturas do ano.

Neve

Há chance de neve até a manhã deste sábado na Serra, explica Puchalski. O frio intenso associado à elevada umidade do ar criam condições para que os flocos de neve se formem nas áreas mais altas e atinjam o solo sem perder a forma. As chances são maiores, no entanto, para a ocorrência de
chuva congelada ou chuva congelante.

No domingo, as temperaturas devem cair ainda mais durante a madrugada, mas, apesar do frio intenso, não há previsão de neve por causa da entrada do ar mais seco.

Alerta para a navegação

Um centro de baixa pressão que poderá manter a umidade na Serra deixará o mar revolto no fim de semana. Não se aconselha navegação no sábado e domingo, pois as ondas podem chegar a dois metros na costa, sendo ainda maiores em alto mar.

DIARIO.COM.BR/JSC

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: