quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dilma terá dez minutos na TV e no rádio, Serra, sete, e Marina, um

Pela primeira vez, um candidato petista terá tempo maior que seus adversários

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta quinta-feira (12) a divisão oficial do horário eleitoral no rádio e na TV, que começa no dia 17 de agosto.  A candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff (PT), terá, exatamente, dez minutos e 38 segundos em cada um dos dois blocos de 25 minutos. O segundo maior tempo é o de José Serra (PSDB), com sete minutos e 18 segundos. Já a candidata do PV, Marina Silva, terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.

Essa é a primeira vez que um candidato petista terá tempo maior que seus adversários no programa eleitoral. Em 1994 e 1998, eleições em que Fernando Henrique Cardoso venceu no primeiro turno, o PSDB tinha mais do que o dobro de tempo do PT, que tinha Lula como candidato.

A propaganda de Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá duração máxima de um minuto. Já os outros cinco candidatos a presidente, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) contarão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.

De acordo com sorteio realizado no último dia 3, o horário eleitoral gratuito será aberto com o programa de José Serra. Em seguida, será a vez de Plínio de Arruda Sampaio, Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, Levy Fidelix, Marina Silva e Ivan Pinheiro.

O horário eleitoral que apresenta os candidatos a presidente será exibido neste ano às terças, quintas e sábados, em dois programas diários de 25 minutos – um no horário do almoço, a partir das 13h, e outro à noite, em horário nobre, a partir das 20h30.

Imagem de Lula e ataques

Para tentar evitar que a os quase três minutos e meio a mais se tornem uma desvantagem, o PT aposta na imagem de Lula para alavancar Dilma. O presidente, que aparecerá todos os dias ao lado da petista, será o apresentador do programa.

Já Serra, se concentrará nos seus mais de sete minutos em comparações com Dilma. Embora o coordenador da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), diga que o programa não terá ataques contra a petista, a ideia dos tucanos é mostrar à população que Dilma carece de atributos para sentar na cadeira de presidente.

Um terço do tempo é dividido igualitariamente entre todos os candidatos – o que garante mesmo aos nanicos quase um minuto – e os outros dois terços são destinados aos candidatos conforme o número de deputados que os partidos da coligação têm na Câmara – daí o grande tempo do PT. A divisão oficial deve ser divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nos próximos dias.

R7

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: