terça-feira, 24 de agosto de 2010

CONCESSÃO: Vila Germânica nas mãos de um investidor?

Confira os prós e contras da possível cedência do Parque à iniciativa privada

BLUMENAU - Até 2012 a Vila Germânica deve ser concedida para a exploração da iniciativa privada. Esta é a expectativa do presidente da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), Norberto Mette. Hoje, R$ 80 mil saem mensalmente dos cofres da prefeitura para manter a estrutura. A possibilidade agrada os envolvidos no turismo de negócios. A forma como ocorrerá a negociação ainda é estudada. A área, segundo Mette, continuará pertencendo à prefeitura, mas será concedida a uma empresa exploradora do espaço, que trabalhará na divulgação da cidade e investirá na infraestrutura.

Para o presidente da Vila Germânica, seria uma forma de impulsionar o turismo, especialmente o de negócios. A necessidade de investimento imediato está estimada em R$ 20 milhões. O empresário que assumir bancaria as melhorias na Vila e arredores. Sobre eventos importantes, há intenção de manter a Oktoberfest nas mãos da prefeitura – garantindo que a festa continue com características originais – e assegurar outros, como a Feira da Amizade. O corpo de 30 funcionários da Vila não seria afetado.

– Teremos muito cuidado na escolha de quem irá deter a concessão. Será uma concorrência pública. A empresa terá uma carta de obrigações a cumprir – afirma Mette.

As opiniões sobre a negociação confirmam o principal anseio do setor: a construção do centro de convenções, com capacidade para 2 mil pessoas. Organizadores dos dois principais eventos de negócios na Vila Germânica – Febratex e Texfair – acreditam no sucesso da iniciativa. Ulrich Kuhn, presidente do Sintex, defende que a concessão de espaços públicos é um caminho natural no turismo de negócios. Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da Febratex, acredita nos benefícios mas se preocupa com o bom atendimento aos promotores de feiras.

Jornal de Santa Catarina - DANIELA MATTHES

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: