quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CHOPPMOTORRAD vai animar e distribuir chope na 1ª Oktoberfest de Santa Gertrudes, interior de São Paulo

Considerados dois dos maiores símbolos de divulgação da Oktoberfest, de Blumenau, a Choppmotorrad, moto equipada com um barril de 30 litros que distribui chope pelas ruas, e a banda Choppmotorrad/Freundemusikanten, grupo de músicos que tocam instrumentos tradicionais com artesanais, participam, de sexta-feira (20) a domingo (22) da 1ª Oktoberfest de Santa Gertrudes, no interior de São Paulo. Serão distribuídos gratuitamente 300 litros de chope Eisenbahn, produzido na cidade catarinense.

A festa é uma realização da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) e do Sindicato das Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmicas (Sincer), com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes. O condutor da Choppmotorrad, fotógrafo Ingo Penz, conta que a renda integral dos ingressos será distribuída entre 15 entidades beneficentes da região do maior pólo cerâmico da America Latina. “Até a última quarta-feira, já haviam sido vendidos mais de 15 mil ingressos”, diz Penz.

A famosa Choppmotorrad é o segundo veículo de maior irreverência dos desfiles da Oktoberfest. O veículo fez sua estreia em 1986, sucedendo a Bierfahrrad - bicicleta da cerveja - que também foi uma das criações de Ingo Penz e Horácio Braun. A moto é uma Java 1951, de 250 cc, fabricada na República Tcheca que recebeu um sidecar, onde se acomodam o piloto e co-piloto, e um barril de 30 litros de chope Eisenbahn.

A Choppmotorrad já distribuiu gratuitamente mais de 250 mil copos de chope e andou mais de 50 mil quilômetros nos eventos ligados à Oktoberfest em vários estados do País, entre eles Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo musical Choppmotorrad/Freundemusikanten esteve em 2008 e retornará esse ano a 47ª Oktoberfest de Villa General Belgrano, na Província de Córdoba, na Argentina. Foi o único grupo musical do Brasil a ser convidado para a festa.

Santa Gertrudes, com cerca de 19 mil habitantes, está encravada no maior pólo cerâmico das Américas e será sede da mais grandiosa festa alemã da região. Durante os três dias, o público poderá conferir a música criativa da Choppmotorrad/Freundemusikanten , formada por oito componentes. A motocicleta do chope fará a sangria do primeiro barril do evento, às 10h, em frente à Prefeitura de Santa Gertrudes.

Choppmotorrad/Freundemusikanten

O que mais chama a atenção nesta trupe musical são os instrumentos, nada convencionais, que representam a criatividade dos primeiros imigrantes em adaptar utensílios do dia a dia para fazer música. O teugelsgeige (violino do diabo), o bassbrett (uma tábua de contrabaixo com cabo de vassoura), o fassbierguitar (guitarra que também distribui chope) o bandoneon e a gaita de boca se destacam entre os tradicionais teclado, acordeon, trompetes e trombone. A guitarra que distribui chope, única no país, foi desenvolvida em Blumenau pelas Harmônicas Hering.

O grupo tem um CD gravado e está finalizando a produção do primeiro DVD, com repertório típico alemão e imagens bucólicas do Vale do Itajaí. O DVD tem lançamento previsto para dezembro.

Ver o Blog Blumenau Agora completo: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: